Na manhã e inicio da tarde desse domingo dia (26/11/2023) escritores, poetas, radialistas, músicos, e pessoas de todas as idades se encontraram na Câmara Municipal de Alagoinhas,cidade localizada na região do Litoral e Agreste Baiano, a cerca de 126 km de distância de Salvador, para comemorar 27 anos de existência da Casa do Poeta de Alagoinhas (Caspal).
A Caspal, Casa do Poeta de Alagoinhas é uma entidade sem fins lucrativos que reúne compositores, músicos, professores, escritores, cordelistas, poetas, radialistas, jornalistas, advogados e amantes da boa leitura, com sede no Mercado do Artesão localizado na Praça da Bandeira no centro de Alagoinhas ela foi criada em 05 de novembro de 1996.
A abertura foi feita pelo Presidente da Caspal Sílvio Pereira, advogado, músico, poeta e escritor e autor da obra O Cosmopolita. Como mestres de cerimonia estiveram o radialista e apresentador do programa Papo da Hora da 93FMClaudio Pinto, e a professora, escritora e poetisa Luana Cardoso.
Após a execução dos hinos Nacional e o de Alagoinhas, foi iniciado a declamação de poemas pela poetisa e atriz Edna Almeida, que também se apresentou o publico dançando.
João Lopes, Presidente da Academia de Letras e Artes de Alagoinhas marcou também sua presença nessa grande festa literária. Doutor Moacir Lira foi presenteado com livro de poesia de Verônica Alves, Os espinhos não são todos ruins.
Entre os escritores, poetas e convidados presentes estavam Maria Ednalva; Sílvio Moura (Silvio Eletricista); Maria Ednalva; Jorge Amado de Alagoinhas; Ana Gracia; Márcio Poeta; Madrilena Berger; Paulino Neto; Marcos José Araújo Bastos; Hevy Lorenza Nery; R. Marvin; Luzia Sena; Margarida Souza; Mariluce Mari; José Cyrillo de Almeida; Ana Maria; Lia Ferreira; Mazé Maurício; Lázaro Zachariadhes; José Olívio; Rita Queiroz poetisa, escritora e Doutora, e Pedro Marcelino. Vários livros foram sorteados ao público presente.
A apresentação musical ficou por conta de Jairo Monteiro e Laíla Silva que o fizeram com grande maestria.
Outro grande momento da festa foi a entrega de placas e medalhas de honra ao mérito aos escritores já mencionados aqui.
Foi realizada também uma homenagem póstuma com entrega de placas aos familiares de Altamiro Lira, radialista, poeta e escritor alagoinhense; Miguel Silva professor idealizador do Curso Básico Vida (professor Miguel) e também Jorge Galdino, poeta, escritor, cordelista, radialista e compositor.
Destacamos a presença de Maribel Barreto,Embaixadora da Paz pela Universal Peace Federation/uma ONG vinculada à ONU, que recentemente participou de uma reunião da ONU em Genebra na Suiça, onde foi discutida a questão do conflito entre a Palestina e Israel (Faixa de Gaza).Ela em entrevista nos falou sobre sua presença nessa importante reunião.
Ouça logo abaixo o áudio da entrevista concedida a nossa reportagem que esteve presente no evento.
Outro grande momento foi o lançamento do livro TUGUINHA, feita pelo escritor mirim de apenas 5 anos de idade, que nos falou de sua obra. Ele também recebeu uma medalha de honra ao mérito. Ouça logo abaixo um tiquinho de sua entrevista:
Empresas também foram homenageadas, como:
PROTEGE BAHIA
NC – NATURAL CHIC ESMALTERIA
PEGA OUTDOOR
APROVAT
Câmara de Vereadores de Alagoinhas e o Presidente da mesma Cleto da Banana.
Entre as autoridades e pessoal da imprensa presentes estava o radialista Marconi William, os vereadores Thor de Ninha, Edy da Saúde e Jaldice Nunes.
Parabéns a CASPAL pelos seus 27 anos existência e contribuição à literatura!.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.