Considerada uma das datas mais importantes para o catolicismo, uma das festas religiosa que mais atrai fiéis em todo o Brasil, este dia tem uma representação especial para cristãos, pois simboliza os momentos finais da vida de Jesus na Terra. Segue-se daí a Páscoa e a Paixão de Cristo.
O Domingo de Ramos antecede a Paixão de Cristo e tem um simbolismo muito especial para todos, com a entrada de Jesus em Jerusalém.
De acordo com o portal do Vaticano (Santa Sé) a entrada de Jesus montado em um jumento, levou alegria para todos que o receberam, pois eles agitavam ramos de palmeira saudando sua chegada à cidade, que ainda hoje é considerada sagrada por outras religiões além do catolicismo. A entrada do “Rei dos Judeus” é considerada em todo o mundo como um triunfo, e é ainda conservada como tradição cultural, ou seja, o “cumprimento da profecia”.
A procissão em Alagoinhas foi realizada na manhã do ultimo domingo, dia (24/03/2024) saindo do bairro de Alagoinhas Velha, passando pelas ruas Dantas Bião, Lauro de Freitas, Praça Rui Barbosa, Rua Rodrigues Lima, Praça J.J. Seabra, Rua Soror Joana Angélica, Praça Graciliano de Freitas, até sua chegada na Catedral. A multidão sorria, vibrava, cantava e dançava acompanhada, por coroinhas, padres e também pelo Bispo da Diocese de Alagoinhas Dom Francisco Vidal e por músicos católicos em cima de um mini trio elétrico. Todo o percurso contou com apoio da SMTT e Guarda Municipal.
Após a chegada à catedral, foi realizada uma missa que contou com a presença de autoridades locais, que também acompanharam a procissão de fé, a exemplo do Secretário de Relações Institucionais e pré-candidato a prefeito de Alagoinhas Gustavo Carmo.
Com a igreja completamente lotada e alegria estampada nos rostos de todos, celebrou-se então aquela que seria a chegada do Cristo na cidade Santa!