O povo de santo se reuniu na Biblioteca Municipal Maria Feijó, na Praça Rui Barbosa, sábado, em (23/03/2024) para comemorar o dia Nacional das Nações de Candomblé.
Oficialmente a homenagem é prestada na data de (21/03), mas o município de Alagoinhas organizou uma serie de atividades voltadas para os adeptos da religião de matriz africana. A programação foi iniciada com uma roda de conversa, que tratou de questões sobre o reconhecimento dos terreiros como espaço de cura, pelo Conselho Nacional de Saúde, quebra de preconceito, criação de espaços para a preservação de suas tradições.
Participaram da festa filhos e filhas de santo, além de yalorixás e babalorixás.
A FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro) surgiu com o objetivo de reunir e defender os interesses dos seguidores da religião.
Durante a festa entrevistamos o vice-presidente da FENACAB, Pai André, que nos falou sobre a necessidade de haver tolerância religiosa e respeito das pessoas para com a religião. Dr. Cleber Almeida que também é seguidor da fé, destacou que na atual administração municipal houve avanços significativos, sobretudo na atenção dada pelo governo, ele enfatizou que o povo de santo precisa reconhecer as ações da FENACAB junto ao poder público, e que há necessidade de mais união entre os seguidores do candomblé.
Após o termino da roda de conversa, todos seguiram para a Praça Rui Barbosa, onde participaram do Xirê (festa para orixás), com banho de pipoca e o toque dos atabaques.
Em Alagoinhas segundo informações da coordenação da entidade, que os representa há 120 terreiros.
A participação da SECET (Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo) e SEAGRI (Secretaria de Relações Institucionais), foi fundamental para que ocorresse esse encontro.