Foi realizada na manhã dessa segunda-feira dia, (15/04/2024) na Câmara Municipal de Alagoinhas interior da Bahia, uma reunião aberta à população para discussão sobre uma ameaça a natureza, sobretudo riscos á saúde das pessoas. Trata-se do Fracking que é uma técnica utilizada para perfurações de até 3,2 mil metros de profundidade. Tal atividade é prejudicial ao meio ambiente, pois os recursos naturais seriam afetados diretamente, além da avicultura, suinocultura, aquicultura e o bem estar da população.
De acordo com especialistas qualquer tipo de perfuração, causaria perda do uso da terra, poluição e o comprometimento da qualidade de vida da população que reside próxima aos poços.
O que é xisto e quais as implicações em extrai-los?
Xistos são rochas metamórficas com aplicações energéticas e de fertilização do solo, mas sua extração gera impactos ambientais significativos.
Varias pesquisas já foram realizadas ao longo dos anos sobre o tema, inclusive provocando vários impactos como secas, enchentes, furacões, variações radicais de temperatura, além de atingir lençóis freáticos e do solo, destruição da biodiversidade cominando com o impedimento da produção agrícola.
A população precisa ficar a par de tudo que pode trazer enormes prejuízos, por isso reuniões, palestras e campanhas informativas tem sido feitas com a participação da sociedade civil, com colaboração de ambientalistas.
O Deputado Federal Jorge Solla pelo PT baiano, que também esteve presente a esse encontro, falou a nossa reportagem sobre o interesse de alguns grupos e das desgraças que essas ações trarão, e conclama a população a se mobilizar contra esse método altamente poluente.
Ouça o áudio com a fala de Jorge Solla logo abaixo:
Doenças neurológicas, respiratória, mutagênese e infertilidade além do câncer podem ser causadas através desse tipo de extração.
Entre os que participaram da audiência estavam: o vereador Thor de Ninha autor do requerimento que deu origem a essa discussão em âmbito público, Cleto da Banana presidente da Câmara Municipal, as vereadoras Luma Menezes e Juce Cardoso, Radiovaldo Costa, representantes da Uneb, SAAE, EMBASA, UAMA, Sindicato dos Comerciários, Associação dos Moradores da Avenida da Leste, Sindicato Rural, Juliano Bueno de Araújo Diretor Presidente do Instituto Internacional Arayara, Luciano Sérgio pré-candidato a vice-prefeito e políticos.
FONTE:
Folder de divulgação Fracking – uma ameaça ao futuro do Brasil.