Itamar de Almeida Carneiro, psicólogo, professor da Faculdade Santíssimo Sacramento e coordenador do Projeto Redescobrindo Meus Lugares, utilizou a tribuna popular da Câmara Municipal na sessão da última quinta-feira dia (09/05/2024) para apresentar as linhas gerais do trabalho, que atendeu entre agosto de 2023 e novembro de 2024, 35 homens que praticaram violência contra mulheres. Ele solicitou ao parlamento a votação de lei municipal que crie o projeto.
Segundo o profissional, além de discutir novas formas de masculinidade, o projeto possibilita a reflexão, sensibilização e responsabilização dos homens por meio de grupos reflexivos. “Dados do último relatório do Poder Judiciário sobre a violência contra a mulher registram que em Alagoinhas existem quase 600 medidas protetivas de urgência”, informou.
A atividade, foi resultado da parceria entre a Faculdade Santíssimo Sacramento e o Tribunal de Justiça, de acordo com Itamar, está suspensa por falta de financiamento. “Estamos nesta Casa pedindo a atenção de vereadores e vereadoras para que aprovem uma lei municipal que regulamente a existência desta política como uma obrigação do poder público municipal”, destacou, acrescentando “que existem no Brasil diversas iniciativas que estão conduzindo o mapeamento com objetivo de identificar quantidade de grupos de homens autores de violência”.
O professor informou que até o mês de outubro de 2020 foram mapeadas no Brasil 311 iniciativas destes grupos.
A vereadora Luma Menezes parabenizou o professor Itamar de Almeida Carneiro pela iniciativa e ressaltou o impacto do projeto na ressocialização dos homens e na diminuição da reincidência. “Então, diante da urgência eu acredito que será unânime nesta Casa, entre vereadores e vereadoras, a apreciação deste projeto, que será protocolado, tratado e dialogado aqui entre todos nós e, para, além disso, também o diálogo com o Executivo para que se torne um programa do município”, salientou a parlamentar.
FONTE:
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas