Em 2024 a Catedral de Santo Antônio completou 50 anos de existência. A festa terminou nessa quinta-feira dia (13/06/2024) e contou com as presenças de S. Eminência, o Cardeal Dom. Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, além do poder executivo, Legislativo e Judiciário das cidades que compõem a Diocese e representações das paróquias. Já, a animação ficou por conta de Marco Aurélio e convidados, e a noite contou com o Coral Diocesano. A filarmônica se apresentou pela manhã.
Fernando Antônio de Bulhões, (Santo Antônio) nome de nascença, nasceu Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. De origem de família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira, acabou sendo canonizado em 30 de maio de 1232 pelo Papa Papa Gregório IX. Seu dia é comemorado no Brasil e em Portugal em 13 de junho.
O cinquentenário diocesano da Catedral Santo Antônio consegue atrair milhares de pessoas, tudo para homenagear a um dos santos católicos mais reverenciados do mundo. A missa de encerramento foi presidida por Dom Francisco de Oliveira Vidal, Bispo Diocesano com a igreja completamente lotada, por isso, foram instalados toldos na frente da igreja com cadeiras para deixar a todos mais confortáveis e seguros, além de vários quiosques que vendiam alimentos típicos da época junina.
Mesmo com uma leve garoa caindo, os devotos não se sentiram impedidos de prestarem homenagem ao santo casamenteiro.
Logo após o termino da missa solene, saiu a tradicional procissão com imagem de Santo Antônio e padroeiros das comunidades. Acompanhada por um mini trio elétrico e banda além de milhares de devotos, que entoavam cânticos, dançavam e agradeciam ao santo casamenteiro por graças alcançadas, além é claro de renovarem suas promessas. O cortejo percorreu ruas do centro da cidade, passando pela Praça da Matriz, Praça Graciliano de Freitas, Praça da Bandeira, Rua Pedro Pondé, Rua Conselheiro Moura, Praça Rui Barbosa, R. Elvira Dórea, saindo na frente do Hospital Dantas Bião, Rua Lauro de Freitas, novamente Praça Rui Barbosa, Rua Rodrigues Lima, Praça J.J. Seabra, Rua Soror Joana Angélica, e finalmente após passar na Praça Graciliano de Freitas as imagens chegaram na cinquentenária Catedral onde foi proferida a Benção do Santíssimo Sacramento.
Durante a procissão encontramos lideres de comunidade e o pré-candidato a prefeito Gustavo Carmo que nos falou sobre a importância dessa comemoração.
Ouça logo abaixo o áudio com a fala de Gustavo:
Após, proferida a Benção do Santíssimo Sacramento, foi distribuído pães a todos devotos de Santo Antônio.
Após, finalizada a parte religiosa a apresentação da Orquestra Sanfônica da cidade de Serrinha levou todos a dançarem e aplaudirem a coreografia e desempenho dos dançarinos, ao som da sanfona e Aquarela do Brasil.
Ouça logo abaixo a entrevista concedida pela sanfoneira Sônia Menezes, que falou da história e importância da orquestra que tem 30 membros.