Depois do sucesso de sua primeira obra, O Cosmopolita (romance literário), lançada na maior bienal da América Latina, na 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2022, que contou com a presença de 670 mil pessoas e a participação de 27 países, agora o advogado, músico, poeta, radialista, historiador e escritor Sílvio Pereira volta à cena com um novo livro, dessa vez com um romance de suspense. Seu novo trabalho promete muito e deixa muitas pessoas curiosas para saber o desfecho dessa nova produção literária!
A festa de lançamento ocorreu na noite da última sexta-feira dia (23/08/2024) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, e contou com a presença de um bom público, como escritores, poetas, colegas advogados, membros da CASPAL e Alada, candidatos a prefeito da cidade e seus representantes, professores, amigos, colegas, o vereador Thor de Ninha e a vereadora Luma Menezes, o jornalista Belmiro Deusdete, o empresário José Carlos da Pegas Outdoor, admiradores além de familiares.
Apresentação musical ficou por conta de Jairo Monteiro que encantou a todos com sua voz e ritmo do blue. A noite foi repleta de novidades com declamação de poesia de Márcio Poeta, da atriz e poetisa Edna Almeida que fez apresentação e conduziu o lançamento, e Maria Ednalva Reis, apresentação do Coral Som das Mãos composto por jovens e adolescentes da cidade de Aramari conduzido pela professora especialista em linguagens de sinais (libras), que trabalha também com surdo, baixa visão, inclusão típico e atípico Noelia Santiago Santos, Mazé Maurício professora e escritora da cidade de Catu que falou da nova obra de Sílvio, o poeta Sílvio Moura e o ex-vereador Pedro Marcelino. Ao final foi servido um coffee break a todos que estavam presentes.
O lançamento não contou apenas com declamações e música, pois foram convidados todos os candidatos a prefeito de Alagoinhas para falarem de projetos ligados ao mundo literário. Lhes foram feitas perguntas sobre o que pensam fazer para incentivar a novos escritores a produzirem literatura. Participaram desse encontro os candidatos Ednaldo Sacramento que concorre ao executivo municipal pelo PSTU, Leandro Sansom pelo Partido Novo, o representante do candidato Gustavo Carmo, Clélio Mendes.
Saiba um pouco mais sobre esse interessante romance de suspense:
A menina que cantava para as flores, esse é seu título.
Na tranquila chácara da família de classe média, Alcântara, no bairro de Itapuã, em Salvador, Bahia, a rotina é interrompida quando a filha mais nova, Catarina, de apenas 6 anos, é flagrada cantando em francês para as flores. O comportamento, testemunhado apenas pela mãe, Marta Alcântara, causa estranheza e desencadeia uma série de eventos misteriosos na vida da família. Suzano Alcântara, o pai, e as filhas mais velhas, Gorete e Cecilia, juntamente com a empregada Ana Cristina, logo percebem que algo incomum está acontecendo na casa. Trovoadas e relâmpagos circundam a chácara, enquanto assombrações e tensões familiares surgem gradualmente, deixando Marta cada vez mais preocupada. A família então decide buscar ajuda de um rezador chamado senhor Miguel Velho, um mago que acredita nas sutilezas do mundo espiritual. Ele sugere que forças sobrenaturais, possivelmente ligadas a um espírito estrangeiro, estejam influenciando os acontecimentos na casa. Esse espírito, denominado como assombroso, parece ter uma conexão sombria com a família Alcântara, talvez até com algum antepassado falecido. À medida que a trama se desenrola, segredos são revelados e mistérios se desvendam, levando a um desfecho surpreendente que desafia todas as expectativas.
Nossa reportagem entrevistou o jornalista Paulo Dias colunista do site Antever.com.br que fez uma breve abordagem sobre essa nova produção de Sílvio Pereira, em seguida falamos com o escritor autor de varias obras de literatura de cordel José Olívio que elogiou o novo romance do autor de O Cosmopolita.
Ouça logo abaixo a fala de Paulo Dias e José Olívio:
Sílvio Pereira também é membro da Academia de Cultura e Artes da Bahia, e foi recentemente empossado no Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aíres, ele nos falou sobre seu novo livro, ouça logo abaixo a entrevista completa cedida por ele: