No último sábado (07/09) o centro da cidade recebeu um grande público que acompanhou de perto a movimentação do desfile cívico como acontece todos os anos, em 2024 o Brasil completa 202 anos de independência de Portugal. O hasteamento da bandeira contou com a presença do prefeito Joaquim Belarmino Cardoso Neto, a primeira dama do município e deputada estadual Ludmilla Fiscina, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o comandante do 4º Batalhão da Policia Militar João Himério de Oliveira Martins, do 6º Batalhão do Exército, Guarda Civil Municipal e outras autoridades.
Em discurso, o Presidente da Câmara Municipal José Cleto dos Santos Filho (Cleto da Banana) lembrou-se da força e coragem do nosso antepassado que lutou para que o Brasil pudesse trilhar seu próprio caminho como nação soberana. Ele destacou que as bases que sustentam uma nação forte, são: a promoção do bem coletivo, a educação de qualidade, saúde para todos e do respeito ao meio ambiente. O prefeito Joaquim Neto ao se pronunciar destacou os 51 dias sem nenhum homicídio ocorrido na cidade e parabenizou o comandante Himério do 4º BPM por seu trabalho. Joaquim mencionou o resgate cultural ocorrido no município durante os oito anos em que esteve a frente do executivo, entre eles: os festejos juninos, religiosos e festas cívicas.
Após a passagem da tropa em revista realizada pelo prefeito, acompanhado pela primeira dama, o Presidente da Câmara Municipal, o Comandante do 4º BPM e do Exército, deu-se inicio ao desfile oficial.
A abertura do 7 de setembro foi iniciado com:
Participação do Exército com caminhões de apoio logístico e transporte de tropas, jipe, ambulância, seguido de perto por alunos do Colégio da Polícia Militar, policiais do 4º BPM, viaturas, Corpo de Bombeiro Militar com carros da corporação e viaturas de apoio.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) registrou presença com a fala de pessoas que por ele são assistidas e pelo Dr. Moacir Lira de Oliveira Coordenador da instituição que se pronunciou e deu ênfase a importância do tratamento mental feito com liberdade “manicômio não cura, manicômio é tortura!”. O Caps III unidade de saúde mental atende pacientes oriundos de varias cidades da região, que buscam nele apoio. Para Lira, a ajuda deve ser feita com o paciente em liberdade, não ele preso!
O desfile seguiu-se com a Bamurc - Banda de Percussão Marcial Murilo Cavalcante cujos alunos portavam faixas, falando da diversidade cultural do povo brasileiro e sua origem indígena, africana, portuguesa e cigana.
A AABB Comunidade também esteve presente ao evento cívico, com o projeto de integração que ocorre entre a Prefeitura que tem contribuído para a formação de jovens do 1º ao 9° ano, desenvolvendo atividades pedagógicas como: música, artes, dança e esporte. A ênfase no TEMPO simbolizado pelo relógio, com representação feita por meninos e meninas chamou muito a atenção de todos, principalmente na desenvoltura e velocidade que corriam em frente ao palanque oficial, e como sempre a Pastoral do Menor traz algo novo todos os anos em suas apresentações, principalmente em sua performance. Desta vez mostrando as nossas raízes, com danças populares, diferentes estilos, como: samba de roda, maculelê, dança do coco, e a capoeira. O grupo de dança arrancou aplausos do público, acompanhado por sua percussão, destacando a coreografia apresentada por crianças que fizeram demonstração da capoeira, o tema escolhido pela instituição em 2024 foi “, Terrtórios e Famílias Brasileira, uma parceria transformadora”.
Tambores Abençoados empolgou o público com sua performance!
A (FANCOR) fanfarra do Colégio Objetiva Ramilli, seus estudantes e uniforme exuberante como sempre, prenderam a atenção de todos!
A musicalidade que falou sobre o distrito de Riacho da Guia surpreendeu a todos! Pois falou da tradição da festa de Nossa Senhora da Guia, lembrando o forró da praça, apresentação de quadrilhas junina, o casamento na roça, As Bregueiras (antigo bloco de micareta da cidade). A cantiga emocionou a todos! Pois retratou a história da comunidade.
A fanfarra Jucma do Colégio Municpal (CMA), contou com jovens que lembravam do cangaço, baianas, trabalhadores da roça, violeiros, folclore e a diversidade cultural espalhada pelo Brasil, bem como a representatividade dos gaúchos e suas bombachas.
A Ala dos desportistas trouxe a capoeira com o mestre Nildo Morgado da Casa da Capoeira, apresentando crianças e jovens com demonstração que a dança/esporte é patrimônio cultural da humanidade, arrancando aplausos dos expectadores ao entrar no circuito, principalmente ao cantar músicas que lembrava da tradicional dança que outrora era considerada ginga de malandros e tinha seus praticantes perseguidos pela polícia. A ala dos desportistas também contou com jiu-jitsu da Academia Grace e o handebol.
O Colégio Brazilino Viegas, (escola estadual mais antiga da cidade) e sua fanfarra levou jovens entusiasmados com a participação na maior festa cívica do Brasil, o ritmo, a concentração dos seus integrantes, a interação e performance dos seus alunos tem alcançado conquistas e isso vem se tornando possível graças a dedicação e empenho da Diretora Tânia Silva, no intuito de tornar o colégio um local atrativo para jovens e adultos, em busca de seus objetivos como educação de qualidade. Viva ao Brazilino Viegas e sua fanfarra! Sem esquecer que a capoeira e o boxe também estão presente no dia a dia da escola.
Os carros antigos tiveram seu momento de atenção, com a brasília, o velho fusca, o BR 800 da Gurgel, o puma, fuscão preto, passat, monza e outros modelos que deixaram a todos fascinados pelo estado de conservação de cada veículo e pela sua originalidade.
O Sindicato Rural de Alagoinhas, com cavaleiros e damas, e a fala emocionada de Bigode em estar mais uma vez participando dessa data comemorativa e a toada de Juscelino que lembrou do vaqueiro, foi outro momento importante da festa.
Após os cavaleiros, o grupo do candidato a prefeito e seu vice, Gustavo Carmo, Luciano Sérgio e candidatos a vereador da cidade seguiram pelo circuito do desfile arrastando milhares de pessoa. Entre os candidatos a, José Cleto (Cleto da Banana) Presidente da Câmara, levou um grande número de apoiadores à avenida, em numa demonstração de que seu grupo está coeso e empenhado em sua reeleição e vitória de Gustavo Carmo para o poder executivo, haja vista sua dedicação em prol da comunidade de Boa União.
Ouça logo abaixo o áudio com a entrevista concedida a nossa reportagem de Cleto da Banana que fala da importância da festa cívica:
Assista o vídeo logo a segui que com imagens do grupo de Cleto da Banana durante a comemoração do 7 de setembro:
Após a passagem dos candidatos, a fanfarra Tradicional voltou a se apresentar encerrando assim o desfile oficial do 7 de setembro, e sendo ovacionada por todos!
A religião de matriz africana também marcou presença, com seguidores do candomblé com a representação dos Orixás.
Além do circuito oficial o Mercado do Artesão localizado no centro da cidade recebeu um bom público que cantou e dançou ao som dos Turunas (grupo musical muito querido da cidade) relembrando as antigas marchinhas de carnaval.
Para acessar demais fotografias tiradas durante o desfile de 7 de setembro o internauta poderá fazer através do instagram copiando o link logo abaixo e colando na barra de rolagem:
https://www.instagram.com/agnildobispodossanots/