Cleto, um ex-vendedor de banana, de família humilde e numerosa, pois são 17 irmãos ao todo. Sua família vivia da agricultura, mas não tinha terra para plantar e dela tirar seu sustento, por isso como alternativa encontrada naquela época era alugar uma terra, e como forma de pagamento, entregar metade de tudo que produzissem ao proprietário dela como forma de pagamento pelo uso da mesma, assim permaneceu por anos.
Gustavo Carmo, filho do ex-prefeito Judélio de Souza Carmo, advogado, ocupou o cargo de Secretário por quatro secretarias diferentes, foi vereador e presidente da Câmara Municipal até ser eleito no último domingo, dia (06/10) prefeito de Alagoinhas.
Tanto Gustavo quanto Cleto conseguiram atingir seus objetivos na política local.
As eleições realizadas no último domingo nos mostraram a força do voto e da democracia. Nossa reportagem visitou 19 locais de votação e de acordo com o levantamento feito, apenas 09 urnas precisaram ser trocadas por apresentarem defeito, outras duas urnas apresentaram defeito logo no inicio da votação, mas logo foi sanado com a chegada do técnico do TRE-BA, ou seja, todos os problemas apresentados em urnas foram de imediato corrigido pela equipe de técnicos da Justiça Eleitoral e não representaram risco de interrupção do processo de votação.
Notamos ao andar pelas ruas do centro da cidade que a sujidade era grande, santinhos e outros materiais espalhados por toda a parte, um exemplo de poluição que não é boa, inclusive esse mesmo material poderia causar a queda de idosos provocando um acidente maior, por isso, os partidos políticos precisam rever outro meio de utilização desses impressos de uma forma a não poluir as ruas.
Ao final da votação nossa reportagem se dirigiu ao prédio da Justiça Eleitoral no bairro Alagoinhas Velha, para acompanhar de perto o início das apurações. Em uma disputa acirrada para ver quem seria o vereador mais votado da cidade em 2024, disputavam a reeleição Juracy Ferreira e Cleto da Banana Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, até que Juracy chegou a 2.900 votos e Cleto 2.400, porém ele só pôde comemorar por alguns momentos, até a chegada dos disquetes e urnas do distrito de Boa União na Justiça Eleitoral para contabilização dos votos, e logo após o registro da votação, como havia de se esperar, Cleto da Banana ultrapassou e conseguiu atingir 3.405 votos e se tornou o segundo vereador mais votado de toda a história das eleições de Alagoinhas, ai foi só comunidade de Boa União correr para a comemoração.
Ouça logo abaixo a entrevista concedida a reportagem da Rse Notícias pelo chefe do cartório eleitoral Juanil em (06/10).
Veja logo abaixo o nome dos eleitos e votação recebida.
Para prefeito:
Gustavo Carmo PSD – 41.705 eleito
Paulo Cesar União Brasil – 37.397 não eleito
Professor Leandro Sanson Novo – 1.863 não eleito
Pastor Lins PL – 1.434 não eleito
Edanaldo Sacramento PSTU – 591 votos não eleito
Catarino Pinto Psol – 269 votos não eleito
Vereadores eleitos:
Cleto da Banana PSD - 3.405
Juracy Ferreira PSD – 2.909
Jorge da Farinha PSD – 2.429
Anderson Baqueiro PSD -2.250
Caio Ramos PP – 2.208
Luciano Almeida - União Brasil – 2.080
Raimunda Florêncio PSD – 1.920
Juci Cardoso PT – 1.825
Luma Meneses PDT – 1.783
Xandinho Fax o X - MDB – 1.754
Edésio PP – 1.574
Thor de Ninha PT – 1.540
Anderson Xará PP – 1.494
Gleyser Soares PV – 1.491
Jaldice Nunes União Brasil – 1.184
Djalma Santos - Republicanos – 1.171
Darlan - AVANTE – 873
Para acessar a relação com o nome e votação de todos os candidatos a vereador de Alagoinhas, basta clicar no link abaixo: