noticias7 Seja bem vindo ao nosso site RSE Noticias!

Alagoinhas

Câmara Municipal realiza Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade 2025

sob o tema Fraternidade e Ecologia Integral ? ?Deus viu que tudo era muito bom? (Gn 1, 31

Publicada em 28/03/2025 às 15:33h |  Agnildo Santos DRT/BA 0008947 (Radialista) MTB/BA 0006730 (Jornalista)  

Compartilhe nas redes sociais

Câmara Municipal realiza Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade 2025
 (Foto: Jhô Paz)


Aconteceu na tarde da última quinta-feira dia (27/03/2025), no plenário da Câmara Municipal, a sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2025 sob o tema Fraternidade e Ecologia Integral – “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31) –, de autoria do vereador Gleyser Soares (PV). O evento contou com diversas lideranças eclesiais e seculares, unindo diferentes segmentos para tratarem da necessidade do cuidado com a casa comum. 

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara, José Cleto (PSD), discursou sobre o tema da Campanha, afirmando que a questão ambiental levantada não se limita ao aspecto restrito da sustentabilidade, mas ganha contornos sociais e éticos, à medida que os efeitos ação antrópica se estendem a todas as pessoas, mas, sobretudo às mais vulneráveis. “Somos chamados a renovar nossa relação com a natureza, vendo nela não um recurso inesgotável a ser explorado, mas sim um bem precioso a ser cuidado com de forma racional e solidária”, pontuou.

Em seguida, os componentes da mesa tiveram oportunidade de fala, momento em que Dom Francisco Vidal, Bispo da Diocese de Alagoinhas, discursou sobre o real sentido do termo “Ecologia Integral”, considerando o decênio da Carta Encíclica Laudato Si, de autoria do Papa Francisco, documento que extrapolou o contexto religioso, direcionando-se a todas autoridades políticas do mundo. “Por ecologia, talvez, venha à nossa mente rapidamente o tema dos ecossistemas, a fauna, os recursos naturais, mas o termo ecologia integral volta-se para a dignidade da pessoa humana, desde o seu nascimento à sua morte natural, em todas as suas dimensões”, explicou.

A outra menção de Dom Francisco Vidal fez referência à comemoração do Jubileu 2025, em que o Papa Francisco convida à reflexão do tema “Peregrinos de Esperança”, ecoou no pronunciamento do vereador Gleyser Soares. Em sua fala, o parlamentar explicou que a Campanha da Fraternidade, neste ano, surge também inspirada pelo olhar esperançoso para com a possibilidade de ações preventivas e remediadoras no meio ambiente, reconhecendo junto ao bispo, a preciosidade dos recursos hídricos de Alagoinhas. “Nossa água subterrânea é tão boa que atrai empresas e investimentos. Mas essa dádiva traz uma responsabilidade enorme. Precisamos garantir que esse recurso continue existindo para as próximas gerações. De que adianta ter hoje e não pensar no amanhã?”, questionou.

O padre Pedro Miquel, assessor eclesiástico das pastorais sociais da Diocese de Alagoinhas, tratou sobre o papel central do ser humano, enquanto dotado de intelecto e vontade, na preservação ambiental. “Nos foi dado por Deus esta missão de cuidar e zelar das demais coisas criadas. Essa é a razão da nossa missão, já que as outras coisas criadas não têm a mesma consciência, o mesmo espaço de poder que temos”, argumentou. Em seguida, alertou para a preservação dos recursos naturais do município. “O nome ‘Alagoinhas’ está fundamentado na história, nas belezas naturais desta cidade que estão sufocadas pela poluição, pelo concreto. Nós, enquanto Igreja e sociedade precisamos contribuir para que essa cidade valorize seu nome”.

Clélio Mendes, diretor da Defesa Civil de Alagoinhas, representando os fiéis leigos da Igreja Católica, defendeu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propositora da Campanha. Segundo ele, a iniciativa suscita todos brasileiros à tomada uma nova postura quanto às questões ambientais, mencionando sua frustação ao se deparar com ações no município que vão de encontro à reflexão proposta pelo evento. “A preservação desse planeta depende de cada um de nós, mas fico muito triste com as queimadas que ocorrem de forma desordenada em nosso município. É um problema gritante que agride, cada vez mais, a natureza e a nós, seres humanos”, relatou.

 

Em nome do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o gerente de Integração Comunitária, Cleiton Rocha, destacou que a instituição está envolvia em vários projetos ligados à conscientização nas escolas, citando a Semana da Água, realizada na semana passada. “Nesse projeto, passamos por várias escolas, o que nos fez alcançar mil alunos, levando informação e reforçando os valores, para que entendam que o meio ambiente é importante, principalmente a água, ouro para nossa comunidade”, afirmou.

O gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Alagoinhas, Júlio César Nunes, mencionou projetos voltados à sustentabilidade realizados pela instituição, como o “Projeto Viveiro Educador” e “Embasa nas Escolas”, que incentivam o cultivo de plantas, aproveitando para explicar a relação existente entre o plantio e a preservação dos recursos hídricos. “Nossos mananciais precisam estar rodeados de plantas nativas. E nós não podemos deixar apenas que essa ação ocorra por força da natureza, precisamos também fazer esses tipos de plantios”, explicou.

Representando os demais parlamentares da Casa presentes na sessão, o vereador José Edésio (Progressistas) alertou para o compromisso de todas as pessoas na preservação ambiental. “A ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos, e o meio ambiente é o objeto para que ela se desenvolva. Neste contexto, a água é o recurso natural vital para os seres humanos, qual o compromisso de zelo deve ser de todos nós, sobreviventes neste planeta”, declarou.

A professora Iraci Gama, presidente do Partido Verde por sua vez, explorou o tema da Ecologia Integral, através da centralidade da dignidade humana nas iniciativas de preservação, lembrando da Pastoral do Menor de Alagoinhas, organização não-governamental fundada pelo padre belga, Freddy Goven, em 1985. “Ele veio de longe, da Europa, para um lugar cheio de dificuldades e se deparar com muitas crianças em aflição. Freddy assumiu a vida dessas crianças, transformando essas sementinhas em cidadãos conscientes do que significa Ecologia”, recordou.

Gestos

Ainda durante a sessão, o vereador Gleyser Soares, em parceria com a Embasa, realizou um reconhecimento público às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, através da entrega mudas de plantas doadas pela Embasa, a duas representantes da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas (CORAL), Ticiane Negreiros e Maricelma Bispo. As mudas foram, posteriormente, plantadas na área verde da Câmara.

Também, como gesto simbólico, o vereador assinou três proposições direcionadas à gestão municipal, sendo duas indicações e um requerimento. O primeiro documento indicou a implementação efetiva da Política Municipal de Educação Ambiental, conforme estabelecido na Lei Complementar 110/2016, enquanto o seguinte, para que se exija da empresa responsável pela coleta de lixo no município campanhas educativas permanentes sobre o descarte incorreto de lixo, incentivo à reciclagem e preservação ambiental. No último documento o parlamentar requereu a realização de uma audiência pública para debater a necessidade de revisão e atualização do código de posturas de Alagoinhas, instituídos pela Lei Complementar 014/2004. Os três documentos serão encaminhados para apreciação formal na Casa.

Por fim, o parlamentar reforçou o papel que a política deve desempenhar na preservação do meio ambiente. “A Campanha da Fraternidade nos ensina que a política tem um papel importante nessa luta. Como disse o Papa Francisco, ‘a política, tão denegrida, é uma altíssima vocação, porque busca o bem comum.’ Então, que a gente use a política para fazer o certo, para cuidar do nosso povo e da nossa cidade”, concluiu.

https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/sessao-especial-fraternidade-e-ecologia-integral/

Para assistir a sessão na íntegra, clique abaixo:

 

FONTE:

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca RSE Noticias
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 75-9.9122-1887
Visitas: 442439 Usuários Online: 2
Copyright (c) 2025 - RSE Noticias - Rse Comunicações LTDA. CNPJ: 01.873.190/0001-14 GRUPO RSE * RSE News, RSE Noticias, Eletrônica RSE, RSE Studio& Publicidade. Contato: whatsApp 75-9.9122-1887
Converse conosco pelo Whatsapp!