O Memorial do Legislativo da Câmara Municipal de Alagoinhas será reaberto na próxima segunda-feira, dia (31/03/2025), após dois meses de reforma e adequações. Concebido pelo atual presidente da Casa, vereador Cleto da Banana, o Memorial é um importante equipamento histórico da cidade.
A partir de agora ficam liberadas as visitas individuais ou em grupo, no horário das 08:h às 12:00h e das 14:00h às 17:00hh, de segunda a sexta-feira. O agendamento de grupos escolares ou de instituições deve ser feito através de ofício à direção da Casa ou ao Memorial e protocolar na recepção da Câmara.
As visitas individuais não necessitam de agendamento, estando disponível em todos os horários.
O Memorial é um marco importante na história da Câmara Municipal, abriga grande parte do acervo e da história da Câmara nos últimos 171 anos. Inaugurado em 20 de Julho de 2023, o Memorial do Legislativo recebe uma média de mil visitantes por ano.
Instalado no primeiro andar do prédio da Câmara, o Memorial é dividido em três tempos: passado, presente e futuro. O passado abriga o mobiliário antigo utilizado pelo Legislativo desde o início do século XX, sendo preservado e conservado para manter viva a história da Câmara.
Esse mobiliário foi utilizado pela Câmara Municipal de 1897 08 1905 até o ano de 2006, quando o atual prédio da Câmara foi construído e adquirido mobiliários novos. A cadeira do presidente foi a mesma utilizada por Rui Barbosa quando de sua visita a Alagoinhas em 1919, após uma gentileza do então presidente da Casa, intendente Dantas Bião.
O acervo antigo ainda é composto pelas cadeiras dos demais vereadores e suas respectivas bancadas, mesas de madeira de lei. A Câmara do presente é representada pela Escola do Legislativo, que já firmou convênio com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia e com o Interlégis, Escola do Legislativo do Senado Federal.
O futuro é representado pela sala de vídeo, onde são produzidos e exibidos documentários acerca da história da Câmara Municipal, dos vereadores e vereadoras que já passaram pela Casa.
Os ambientes são cobertos por adesivos em áreas distintas e que relatam momentos específicos da história da Câmara. A Galeria das Mulheres, por exemplo, retrata a passagem das 11 vereadoras que assumiram mandato desde 1932, quando a mulher passou a votar e ser votada.
A Galeria dos Impressos homenageia o jornalista Belmiro Deusdete, e traz a história de parte da imprensa local. A biblioteca homenageia a professora Iraci Gama Santa Luzia.
No corredor de entrada é possível visualizar os nomes e fotos dos últimos presidentes da Câmara a partir de 1951 até os dias atuais.
As visitas ao Memorial são guiadas e os servidores e contratados contam a história da Câmara e os momentos políticos que a cidade de Alagoinhas viveu nos últimos 171 anos.
FONTE:
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas