A programação oficial contará com a presença de escritores, poetas, cordelistas, radialistas, professores, jornalistas, compositores, músicos, estudantes e autoridades locais. A comemoração é realizada em Alagoinhas sempre no dia 14 de março em homenagem ao Poeta Castro Alves, embora o dia nacional da poesia tenha mudado para o dia 31 de outubro desde 2015. O evento é aberto publico.
A organização é da CASPAL- Casa do Poeta de Alagoinhas, entidade sem fins lucrativos que reúne escritores de toda a região e conta com o apoio da SECET – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
A abertura da festa será feita pelo presidente da Caspal, o escritor, radialista e compositor Jorge Galdino, seguida da declamação do poema, Navio Negreiro de autoria Castro Alves (poeta dos escravos) feita por Roberto Carlos, além da participação do cordelista José Olívio, e escritoras Luzia Senna e Lia Ferreira e exposição de livros com a presença de seus autores.
Durante a homenagem haverá um Sarau musical e leitura da Antologia: Um encanto de cordel.
Como em todos os anos acontece, esse dia representa para os autores uma data muito especial, pois além de se tornarem conhecidos pelo publico leitor, expõem seus trabalhos a comunidade local.