Alagoinhas registra neste nesse domingo dia (12/07) 20 mortes e 858 casos de Covid já confirmados.
As medidas adotadas no município de Alagoinhas para controle da pandemia, pouco efeito surtiu, tendo em vista o aumento considerável de mortes e contaminação. As filas no comercio mostram isso, pois se acredita que maior parte da população desconsiderou, por exemplo, o distanciamento social, e não apenas o cidadão, mas também boa parte das lojas acabou relaxando no controle das filas e as pessoas ficavam umas próximas as outras, quase que grudadas.
Diante desse crescimento, o governador do Estado Rui Costa não encontrou alternativa senão usar de seu poder e decretar suspensão até o dia (31/07) a saída e chegada de transporte coletivo intermunicipal e interestadual público e privado e cerca de 385 cidades. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira dia (10/07).
Outra medida adotada pelo Governador tornou ainda mais dura as medidas, e essa atingiu Alagoinhas. Novo Toque de recolher entra em vigor a partir dessa segunda-feira dia (13/07) e vai até dia 19 de julho, assim a circulação de pessoas fica proibida a noite das 18:00h até as 05:00h do dia seguinte.
A exceção dos serviços considerados essenciais como, farmácias, serviços de saúde, e casos em que fique comprovada uma urgência. Tal restrição não será aplicada aos servidores, funcionários e colaboradores que atuam nas unidades de saúde, sejam pública ou privada, e segurança privada.
Quanto ao funcionamento do comércio, só fica autorizado, apenas a abertura daquelas atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, a exemplo do transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em e construções de unidades de saúde, mercados, serviços de delivery, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, bancos, lotéricas e estabelecimentos que atuam na área de alimentação e cuidado de animais.