Aparentemente o pleito eleitoral ocorreu na mais perfeita normalidade na cidade, entretanto ao nos dirigirmos aos locais de votação, pudemos constatar que em varias seções ocorreram principio de tumulto, desinformação, aglomeração, insatisfação e desistência de muitos eleitores em votar. Ouvimos alguns cidadãos e entre os principais motivos de desistência, estão: pessoas que sequer sabiam que a Zona 164 não mais existe; eleitores que tinham feito biometria e que acreditavam que o número e locais de suas antigas seções permaneceriam o mesmo, mas não sabiam que a numeração tinha sido mudada; erros de sistema que trazia duplicidade de seção de votação para o eleitor; pessoas que não tinham feito o recadastramento de seus títulos; desinformação por parte do pessoal da Justiça Eleitoral que não orientavam da forma correta a quem os procurava na tentativa de localizar o local em que devia votar; a consulta ao site do TRE e TSE demorava muito pra dar o resultado, pois travava a todo o momento; e o velho conhecido, muitos deixam tudo pra a última hora, aliás, o cidadão não estar mais preocupado em votar, vão lá porque é obrigatório a não ser que deseje pagar uma multa ou ter alguns de seus direitos ceceados.
A sensação de descaso foi grande, provocada pela aglomeração que vimos e registramos no CETEP, com corredores sem ventilação, apertados, e sem respeitar o limite de distancia. Recebemos inclusive reclamação de que havia três seções em uma única sala.
Como resultado dessa eleição, para prefeito tivemos garantida a reeleição de Joaquim Neto, que teve ameaçada sua continuidade a frete da prefeitura, e que acabou dando uma guinada deixado seu principal oponente a ver navios! A votação foi a seguinte:
Joaquim Neto pelo PSD com 28.268 votos que corresponde a 38,23% dos votos válidos para prefeito.
Paulo Cesar pelo DEM com 27.015 votos que corresponde a 36,54% dos votos validos.
Radiovaldo Costa pelo PT, com 15.441 votos, que corresponde a 20,88% dos votos validos.
Dr. Marcos pelo PP, com 1.035 votos que corresponde 1,40% dos votos validos.
Jonatan Silva pelo PATRIOTA com 1.033 votos que corresponde também a 1,40% dos votos validos.
Gilvan Artes pelo PSC, com 933, votos, correspondendo a 1,26% dos votos validos.
E por último Ednaldo Sacramento pelo PSTU, com 209 votos, que corresponde a 0,28% dos votos validos.
Já para vereador tivemos a eleição ou reeleição dos seguintes nomes:
Juracy pelo PROS com 2.068 votos.
Raimunda Florencio pelo PSD, com 2.056 votos
Anderson Baqueiro pelo DEM , com 1.526 votos.
Edy Saúde, pelo REPUBLICANOS, com 1.423 votos.
Cleto da Banana, pelo PSD, com 1.406 votos.
Djalma Santos peloREPUBLICANOS, com 1.362 votos.
Luciano Almeida, pelo DEM, com 1.359 votos.
Jorge da Farinha pelo PL, com 1.225 votos.
Anselmo Bal, pelo REPUBLICANOS, com 1.106 votos.
Luma Menezes pelo AVANTE com, 1.049 votos.
Gode Luxo, pelo DEM, com 1.030 votos.
Juci Cardoso pelo PC do B, com 1.025 votos.
Jadilce Nunes, pelo DEM, com 953 votos.
Codoro, pelo MDB, com 941 votos.
Marcio da Cavada, pelo PP, com 850 votos.
Thor de Ninha, pelo PT, com 831 votos.
Professor Arão, pelo PL com 782 votos.
FONTE: https://www.tse.jus.br/
O Covid 19 e a eleição
A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e de que se evitem aglomeração de pessoas, e vimos vários idosos correndo o risco de contraírem o vírus, por isso podemos afirmar que nos próximos dias teremos o resultado dessa eleição que na realidade não houve nada de segurança, como a divulgada pelos principais meios de comunicação. “Eleição em primeiro lugar, saúde e vidas em segundo lugar!” isso infelizmente tem retorno. De quem será o prejuízo? Nos próximos dias certamente teremos muito a prender, a não aceitar o que nos foi imposto pela Justiça Eleitoral.
Veja o boletim do Corona Vírus dessa segunda-feira dia (16/11) em Alagoinhas, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Sesau e Vigilância Epidemiológica, de acordo com a mesma 1 mulher com idade de 24 anos e 2 homens, com 34 e 67 anos, tiveram o diagnóstico positivo para a doença. Até o presente momento o município tem 53 casos ativos e 6158 casos confirmados. Segundo o relatório apenas 06 pessoas continuam internadas e 6023 se recuperaram. Até a presenta data a cidade tem 82 mortes causadas pela doença, há ainda 83 casos suspeitos.
O bairro de Santa Terezinha ultrapassou o número de pessoas infectadas na cidade, com 668 vítimas, enquanto isso Alagoinhas Velha que era onde havia uma quantidade maior ficou em segundo lugar com, 624, Barreiro 541, e Mangalô 526.
Acompanhe o boletim oficial de hoje.
Informações: Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde.