A Lei Federal Aldir Blanc de n° 14.017, de 20 de junho de 2020, (Lei de Emergência Cultural) que foi adotada durante o período de calamidade pública, no intuito de repassar valores em dinheiro para profissionais do mundo artístico que ficaram impossibilitados de atuarem, renovou a esperança de entidades culturais de Alagoinhas, principalmente aquelas que passaram por momentos difíceis com o surgimento e proliferação do vírus da Covid 19.
Dessa forma, artistas locais não ficaram totalmente desassistidos durante a pandemia que assolou o Brasil e o mundo, deixando a arte, a cultura, e a música sem poderem ser mostrados em publico, por conta da aglomeração de pessoas.
Não fosse a mobilização dos meios de comunicação, e da população no sentido de arrecadarem cestas básicas e doações, muitas bandas, cantores e pessoas que vivem da arte, teriam passado momentos críticos para manter suas famílias, tudo em virtude dessa situação que provocou desequilíbrio na economia do país e ceifou a vida de milhares de pessoas, deixando famílias inteiras desoladas pela perda de seus entes queridos. A ajuda financeira, ainda que tenha demorado, acabou chegando.
Entre as instituições beneficiadas com a ajuda de recursos estão: bibliotecas, corais, bandas, músicos e entidades sem fins lucrativos como é o caso da Casa do Poeta de Alagoinhas, que passou também por momentos difíceis.
O repasse financeiro foi feito a essa entidade que reúne escritores, compositores, jornalistas, músicos, professores e poetas. Entre eles figura José Olívio que produz literatura de cordel com vários livros lançados, a jornalista e apresentadora do programa De Mulher para Mulher, o escritor, compositor, radialista e poeta Jorge Galdino (atual presidente da Caspal), as professoras Iraci Gama e Maria José da Uneb, o advogado, músico e escritor Silvio Pereira, e escritores (as) como Lia Ferreira, e vários outros que também são integrantes da entidade.
A exigência do Governo é que todos que receberem ajuda financeira realizem suas apresentações através de redes sociais e que toda e qualquer pessoa da população possa assistir.
No caso especifico aqui mencionado a Casa do Poeta de Alagoinhas realizou uma Live com o título de: Alagoinhas Poética, na última sexta-feira dia (18/12) com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook, contando com a participação de Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras, Wagner Santana professor da rede pública estadual de ensino, Madrilena Berger, (ex-presidente) Cristiana Alves, Luana Cardoso, Benivaldo Santos, Luzia Senna, entre outros participantes. Assim a Caspal não fica isolada e consegue se tornar mais conhecida entre os apreciadores de uma boia leitura, visto que a mesma existe desde 1996.