A obra O Cosmopolita, recém-publicada pela Editora Scortecci de São Paulo, foi lançada no último sábado dia (29/05) no Armarinho São João na cidade de Alagoinhas interior da Bahia.
Seu autor, o advogado Silvio Pereira, é bacharel em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro (FBCJ), pós-graduado em ciências criminais pela UFBA, licenciado em história pela UNEB, e teve diversos artigos publicados em revistas e jornais da Bahia.
Ele também faz parte da Caspal – Casa do Poeta de Alagoinhas, entidade essa que congrega escritores, poetas, professores, músicos, radialistas, e pesquisadores da região Litoral Norte e Agreste Baiano.
CASA DO POETA DE ALAGOINHAS.
O Cosmopolita é uma obra de ficção que envolve o leitor desde seu inicio, fazendo com que cada capítulo surpreenda, e acaba chamando a atenção de todos que a leem, pois através de uma narrativa envolvente, o principal personagem percorre varias cidades da Bahia e países, assim o filho de uma empregada domestica acaba se tornando um Diplomata e viaja o mundo inteiro. O livro traz com riqueza de detalhes o costume, tradições, linguajar e o jeito de ser cada povo, principalmente das cidades baianas pelas quais ele passou.
A trajetória de John, as dificuldades enfrentadas por ele e a superação, o enredo e sua linearidade, os sentimentos, as emoções, a forma de ser de cada um, se misturam entre a realidade e a ficção, assim o desenrolar dos acontecimentos se torna mais interessante até que se chegue ao desfecho da historia.
O autor escreve desde criança e sempre sonhou em publicar a referida obra, ele teve com fonte de inspiração a cidade de Alagoinhas. Assim o protagonista mostra o comportamento de cada povo das cidades por onde ele passou, e transmite uma carga hilária tendo como foco a vida interiorana, com traços realistas.