O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, com cerca de 2.446 alunos e 250 professores, CETEP-LNAB é considerado a maior instituição pública de ensino profissional do Estado da Bahia, abre matriculas para cursos técnicos no noturno do ano letivo 2021. Ao todo são oferecidas 200 vagas distribuídas nas seguintes áreas:
Técnico em Análises Clínicas
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Logística
Técnico em Informática
Técnico em administração
Noturno (modalidade EJA- Educação de Jovens e Adultos) cursos com a média de duração de dois anos e meio, para quem tenha concluído o ensino fundamental (antigo primeiro grau) com faixa etária a partir de 18 anos. As aulas serão ministradas de forma remota/hibrida (parte presencial e parte EAD), isso enquanto durar a pandemia, passado o perigo de contágio do Covid 19, as atividades voltarão ao normal.
Visando melhor atender a comunidade, o CETEP disponibilizará em caso de necessidade, acesso à Internet, mediante agendamento e cumprimento de protocolo de segurança e materiais didáticos impressos, também feito através de agendamento, evitando assim aglomerações e cumprindo as orientações sanitárias.
Matriculas:
Serão realizadas presencialmente na secretaria da referida unidade de ensino, e ficarão abertas entre os dias 04 a 06 de agosto, das 08:00h às 20:00h.
O atendimento será feito por ordem de chegada, os interessados em conseguir uma das vagas disponíveis, deve dirigir-se a Rua Maria Feijó, nº 13 próximo ao Ginásio de Esportes, no centro da cidade.
Documentação necessária:
Original e cópia dos seguintes documentos:
RG
CPF.
Comprovante de conclusão do ensino fundamental
Comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura).
2 fotos 3 x 4 atuais.
Outras
informações poderão ser obtidas através do telefone (75) 3421-2446,
ou E-mail: escola.1107927@enova.educacao.ba.gov.br.
Ou com o Redator deste site: Agnildo Bispo 75-9.8185-4636 (whatsapp)
A instituição tomou todas as precauções necessárias para atendimento presencial, seguindo as regras de distanciamento social, uso de álcool em gel e demais orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por que fazer um curso técnico?
Veja abaixo a especificação de cada área:
O técnico em analises clínicas é responsável pela execução de atividades padronizadas de laboratórios necessários ao diagnostico nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise, além de ações de rotina em laboratórios de analises clinicas.
Técnico em informática é responsável pela instalação de sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para mídias digitais e servidores. No exercício de sua profissão ele desenvolve e documenta aplicações com acesso a web e a banco de dados, realizando assim, manutenção de computadores de uso geral. Instalando e configurando redes de computadores locais.
Técnico em logística Controla o estoque e o armazenamento, faz a compra de itens necessários, planeja toda a movimentação dos produtos (entre fábrica, centro de distribuição e entrega final) e realiza o acompanhamento do transporte, verifica a necessidade de suprimentos, organiza estoque e controla fluxo de mercadorias de um estabelecimento. Elabora contratos de transportes e acompanha frota de veículos.
Técnico em Segurança do Trabalho é o responsável pela orientação das atividades que visam assegurar a integridade física dos colaboradores dentro de uma empresa, instalações industriais e construções. Ele também inspeciona equipamentos, além da rotina de condições de trabalho dos funcionários, analisa e investiga possíveis causas de acidentes atuando também preventivamente e desenvolve programas de treinamento e capacitação, bem como promove a aplicação de providências preventivas.
Técnico em administração é aquele profissional responsável por dá suporte às atividades de planejamento, gestão, avaliação e controle dos recursos humanos, materiais, tecnológicos ou financeiros de uma organização.
A instituição também disponibiliza através da educação inclusiva, de brailista, interprete em libras e atendimento psicológico, esse último, é feito por psicólogos voluntários, oferecidos a toda a comunidade escolar (alunos, professores, e funcionários).
O estudante de acordo com seu desempenho poderá também conquistar uma vaga do Projeto Primeiro Emprego do Governo do Estado.
O colégio tem em seu corpo, discentes oriundos de varias cidades da região, como: Catu, Pojuca, Cardeal da Silva, Entre Rios, Itanagra, Teodoro Sampaio, Ouriçangas, Aramari, Araças, Araci, Inhambupe entre outras.
O novo mundo do trabalho exige cada vez mais um profissional qualificado, por isso se faz necessário uma diversidade de conhecimento por parte daqueles que almejam entrar no mercado, alerta o diretor da instituição, Sydney José de L. e Silva.