Na madrugada desse sábado dia (23/04) uma salva de fogos foi dada a o grande guerreiro, em Alagoinhas.
Viva a São Jorge!!
Hoje dia 23 de abril, é comemorado o dia de um dos Santos mais populares da Igreja Católica de todo o mundo. Para muitos ele representa um Santo guerreiro!
Perseguido, preso e ameaçado pelo imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos na época, JORGE que pertencia a um grupo de militares, acabou por renunciar a tudo para se tornar seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois não desejava ficar ao lado do opressor.
Conhecido em toda a Europa durante a Idade Média, o mesmo teria nascido na Capadócia, e
certo dia, entrou casualmente na província da Líbia, montado a cavalo numa cidade chamada Silene, onde havia um dragão “que empesteava toda a região”. A população se reunira para ataca-lo e matá-lo, porém seu sopro era tão horripilante, que todos acabaram fugindo. Mesmo assim ofertavam-lhe carneiros em uma tentativa mantê-lo afastado da cidade. Quando acabou a quantidade desses animais, substituíram o animal por vítimas humanas. Assim escolhiam as vítimas através de sorteio. Acontece que em um desses sorteios a própria filha do rei fora a escolhida e como ninguém desejava tomar o seu lugar, ela acabou marchando vestida de noiva para seu destino final. Ai ele, São Jorge acabou entrando em cena, assim ele atacou o dragão e o matou com uma lança, e pegando o cinto da donzela, amarra o animal no pescoço, levando-o para a cidade, como se o mesmo fosse manso e delicado. A população apavorada estava se preparando para fugir, mas S. Jorge pediu para que eles não tivessem medo, pois se acreditassem em Jesus Cristo e aceitasse o batismo, ele mataria o dragão. O rei e todos os seus súditos concordaram. O dragão foi morto e foi levado por quatro carros de boi para um lugar distante e seguro. A partir daí, 15 mil pessoas foram batizadas, sem contar as mulheres e as crianças”. O rei deu-lhe tesouros, mas ele pediu para que fosse dado aos pobres.
O seu túmulo está situado na cidade de Lida, próxima de Telavive, Israel, onde foi decapitado no século IV, e é local de peregrinação desde essa época, Ele foi escolhido como o padroeiro de Gênova, de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia e Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo. Até hoje, possui muitos devotos em todos os países católicos. Conta-se que após ser torturado, o mesmo teria sido enterrado vivo, São Jorge virou um símbolo de força e fé no enfrentamento do mal através dos tempos. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja católica.
Salve São Jorge!
Fonte:
https://www.fatima.org.br/santo-do-dia