Após 06 meses de negociação com patrão, prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores, sem nenhum acordo, o SINDMETRO (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso), realizou na tarde dessa quinta-feira dia (26/05/2022) no terminal de transporte no centro de Alagoinhas uma assembleia com a presença de motoristas, cobradores e demais trabalhadores do setor, na qual por unanimidade todos votaram pela greve por tempo indeterminado.
Durante a assembleia todos os ônibus pararam de circular em toda a cidade por apenas alguns minutos. Terminada a reunião voltaram a rodar normalmente.
O descontentamento não é apenas por falta de reajuste salarial, coisa que não ocorre há 03 anos. A situação é mais seria do que se possa imaginar. Entre as reivindicações está a contratação dos funcionários das antigas empresas Xavier Transportes e Cidade de Alagoinhas. As dificuldades enfrentadas pelas empresas não é apenas o pagamento de reajustes, mas também a alta de preços dos combustíveis e a falta de subsidio por parte do município.
Alagoinhas e região sofrerão com a greve por tempo indeterminado.
Diferente das paralizações anteriores em que os ônibus não saiam das garagens, a greve que se iniciará na próxima quarta-feira dia (01/06/2022), terá o deslocamento de todos os ônibus da garagem para a BR 101, o que impedirá a circulação de veículos leves, pesados e de carga. Toda a circulação pela BR 101 estará completamente comprometida, de forma que atingirão indústrias, comércio entre outros meios de transportes que por lá circulam.
O diretor do Sindmetro Mário Costa falou a reportagem da Rse Noticias. Ouça abaixo a entrevista que revela a real situação do transporte na cidade de Alagoinhas.