Considerado um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que se foram. No Brasil esse dia é tratado como um costume católico, no qual ocorrem visitas em sepulturas dos entes queridos, enfeites de túmulos com flores, acendimento de velas e rezas que são feitas em pró das almas.
Os registros históricos mostram que a tradição fora instituída pela Igreja Católica no século X d.C. Para que os vivos intercedessem pelas almas que estivessem no purgatório à espera da purificação. Entretanto o costume seria mais antigo do que se poderia imaginar, pois desde o século II. Já se teria indícios de cristãos rezando por seus falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já haviam morrido assim a Igreja foi aos poucos aderindo ao costume e no século V, já havia se tornado comum rezar pelos mortos e em especial pelos que não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas. O dia 02 de novembro se tornaria oficialmente dia de Finados a partir do século XIII.
Durante todo o dia dessa quarta-feira dia (02/11/2022) dia de Finados, os seis cemitérios da cidade receberam um bom público, que foi relembrar e visitar o túmulo de seus ente queridos.
Na Calú (cemitério municipal Jardim Paraiso) as 10:15h a chegada do helicóptero da Osab, como tem ocorrido nos último anos, chamou a atenção quando do lançamento de pétalas de flores. Já na parte externa havia um pequeno comercio, onde se podia encontrar desde flores, velas entre outros produtos. Na parte da manhã foram realizadas missas nas capelas da Calú e Praça da Saudade.
A programação oficial contou com a inauguração do memorial na Praça da Saudade com os nomes de ex-prefeitos e intendentes da cidade que estão lá estão sepultados, como:
01 - José da Silva Azi
02 - Joaquim da Silva Cravo
03 - Saturnino Ribeiro
04 – Altamirano Campos
05 – Murilo Cavalcante
06 – Miguel Santos Fontes
07 – Judélio de Souza Carmo
08 – José Alfredo de Araújo
09 – Anísio Pinto Cardoso.
Varias autoridades estiveram presente durante o ato de descerramento da placa, como o prefeito Joaquim Neto e o Secretário Municipal da Educação Gustavo Carmo; a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama; o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Roberto Torres e o vereador Juraci entre outras autoridades. Após a cerimonia foram depositadas flores junto ao túmulos dos homenageados por familiares e também por Joaquim Neto.
A reportagem da Rse Notícias esteve presente na manhã de hoje nos cemitérios municipais Jardim Paraiso e Praça da Saudade, e foi informada pelo coordenador geral dos cemitérios, Sebastião Luiz dos Santos que contou com o apoio de varias secretarias, a exemplo da CECET, SMTT, SESEP e Guarda Municipal nos preparativos para o dia 02 de novembro.
A cidade conta com seis cemitérios, são eles: Cemitérios Municipal Praça da Saudade, Boa União, Riacho da Guia, Estevão e Sauipe.
A Secet divulgou informações sobre um projeto que visa resgatar a capela, revisão do telhado, renovação da parte elétrica, pintura externa e interna, identificação dos túmulos entre outras obras no cemitério mais antigo da cidade.