O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, com mais de 2.000 alunos e 250 professores, o CETEP-LNAB é considerado a maior instituição pública de ensino profissional do Estado da Bahia, abre matricula para cursos técnicos do ano letivo 2023.1. Ao todo são oferecidas 910 vagas distribuídas nas seguintes áreas:
Matutino
Técnico em Edificações (35 vagas)
Técnico em Análises Clínicas (140 vagas)
Técnico em informática (140 vagas)
Técnico em meio ambiente (70 vagas)
Técnico em nutrição e dietética (70 vagas)
Técnico em química (35 vagas)
Vespertino
Técnico em Análises Clínicas (35 vagas)
Técnico em Informática (70 vagas)
Técnico em Nutrição e Dietética (35 vagas)
Técnico em Química (35 vagas)
Noturno
Técnico em administração (35 vagas)
Técnico em Análises Clínicas (35 vagas)
Técnico em informática (35 vagas)
Técnico em Logística (35 vagas)
Nutrição e Dietética (35 vagas)
Meio Ambiente (35 vagas)
Técnico em Segurança do Trabalho (35 vagas)
Matriculas:
Poderão ser feitas presencial ou online através do portal: matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/home
Os cursos serão de forma presencial, sendo obrigatório o uso de máscara. O atendimento será feito por ordem de chegada. Serão realizadas presencialmente na secretaria da referida unidade de ensino.
Os interessados em conseguir uma das vagas disponíveis, deve dirigir-se o quanto antes, a Rua Maria Feijó, nº 13 próximo ao Ginásio de Esportes, no centro da cidade, nessa segunda-feira dia (16/01/2023) até o dia (24/01/2023) das 08:00h às 20:00h, portando original e cópia dos seguintes documentos:
RG e CPF da mãe do estudante ou responsável legal.
Comprovante de conclusão do ensino fundamental
Histórico Escolar do Ensino Fundamental
“Comprovante de Vacinação (COVID)”
Comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura).
2 fotos 3 x 4 atuais. Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (75) 3422-1997, ou E-mail: escola.1107927@enova.educacao.ba.gov.br.
A instituição tomou todas as precauções necessárias para atendimento presencial, seguindo as regras de distanciamento social, uso de álcool em gel e demais orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Atenção para o cronograma de matricula:
16 de janeiro – pessoas com deficiência (PcD).
17 de janeiro – transferência dos estudantes de escola estadual para outra unidade estadual.
18 e 19 de janeiro – concluintes do 9º ano do ensino fundamental de 2022, cuja escola municipal não oferece o ano/série subsequente.
20 de janeiro – estudantes novos.
23 e 24 da janeiro – estudantes novos para o ensino médio.
Por que fazer um curso técnico?
Veja abaixo a especificação de cada área:
Na área de saúde
O profissional em nutrição e dietética é aquele que acompanha e orienta todas as atividades de controle de qualidade em Unidades de Alimentação, além de participar do planejamento de cardápios para coletividades sadias, realizando também coleta de dados dos pacientes para subsidiar avaliação nutricional.
O técnico em analises clínicas é responsável pela execução de atividades padronizadas de laboratórios necessários ao diagnostico nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise, além de ações de rotina em laboratórios de analises clinicas.
Técnico em meio ambiente é aquele profissional que coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais, elaborando relatórios e estudos ambientais, propondo também medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados, além de executar sistemas de gestão ambiental, organizando programas de Educação ambiental, operando assim, sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos.
Técnico em informática é responsável pela instalação de sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para mídias digitais e servidores. No exercício de sua profissão ele desenvolve e documenta aplicações com acesso a web e a banco de dados, realizando assim, manutenção de computadores de uso geral. Instalando e configurando redes de computadores locais.
Técnico em química:
É responsável pela operação, controle e monitoramento de processos industriais e laboratoriais. Avalia atividades. Controla a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Desenvolve produtos e processos. Compra e estoca matérias-primas, insumos e produtos.
Técnico em logística:
Técnico em logística Controla o estoque e o armazenamento, faz a compra de itens necessários, planeja toda a movimentação dos produtos (entre fábrica, centro de distribuição e entrega final) e realiza o acompanhamento do transporte, verifica a necessidade de suprimentos, organiza estoque e controla fluxo de mercadorias de um estabelecimento. Elabora contratos de transportes e acompanha frota de veículos.
Técnico em Segurança do Trabalho:
Técnico em Segurança do Trabalho é o responsável pela orientação das atividades que visam assegurar a integridade física dos colaboradores dentro de uma empresa, instalações industriais e construções. Ele também inspeciona equipamentos, além da rotina de condições de trabalho dos funcionários, analisa e investiga possíveis causas de acidentes atuando também preventivamente e desenvolve programas de treinamento e capacitação, bem como promove a aplicação de providências preventivas.
Técnico em Administração:
Dá suporte às atividades de planejamento, gestão, avaliação e controle dos recursos humanos, materiais, tecnológicos ou financeiros de uma organização. Logo, é um profissional bastante ligado ao trabalho em escritórios e demais setores administrativos. É bastante interessante, como execução de atividades administrativas, planejamento estratégico, gestão de pessoas e de projetos em empresas de diferentes segmentos. Já os assuntos estudados são os conhecimentos básicos de Administração:
lembrando que durante todo o ano letivo os alunos participam de projetos, seminários, palestras, atividades esportivas, oficinas temáticas e feiras cientificas.
Técnico em Edificações:
O técnico em edificações está presente no cotidiano da execução de uma obra. Seu caráter multifuncional permite que ele seja necessário tanto no escritório de uma construtora quanto no canteiro de obras. Sua principal função é a de que o desenvolvimento e execução das obras sigam em conformidade com o projeto elaborado. Suas atividades podem envolver o desenvolvimento de projetos, cálculo de orçamentos, cronogramas, negociações, recebimento de materiais, coordenação técnica do andamento dos serviços e zelo pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do ambiente de trabalho.