Na manhã da última quinta-feira dia (07/09/2023) milhares de pessoas acompanharam de perto a comemoração dos 201 anos de independência do Brasil nas ruas de Alagoinhas. Não houve esvaziamento como alguns especulavam.
Ás 8:00h o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado da Bahia e do Município foram respectivamente feitos pelo Prefeito Joaquim Neto, José Cleto presidente da Câmara Municipal de Vereadores e pelo Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Ten. Coronel João Himério. A cerimonia seguiu-se com discurso de José Cleto e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama, que falou em nome do chefe do Executivo Municipal. Após encerramento do discurso, o prefeito e o comandante passaram a tropa em revista, dando inicio oficialmente ao desfile.
O primeiro a pôr os pés no circuito do desfile foi o Exército Brasileiro que trazia consigo soldados da 6ª Região Militar, com carros, caminhões e cães adestrados.
Seguidos de perto por 396 alunos do Colégio da Polícia Militar e sua fanfarra; a Polícia Militar veio em seguida com uma viatura da base móvel; homens do agrupamento do Corpo de Bombeiros Militar com viaturas e ambulância, seguindo com a Guarda Civil Militar e sua fanfarra, com duas viaturas, sendo uma da Ronda Escolar. Os Desbravadores e Os Aventureiros (Grupo de Escoteiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia) trouxeram 320 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, portando faixas, banners em seguida marcaram presença Bombeiro Civil Profissional que portavam alguns equipamentos de segurança e socorro, além de alunos do curso Líder Cursos. Seguindo a marcha civil/militar, o pessoal do Caps e psicólogos se apresentaram com 210 pessoas ao todo trazendo faixas, banners acompanhados por um carro de som e outro veiculo de servindo de apoio. O Colégio Objetiva Ramili e sua fanfarra arrancaram aplausos do público que levando 250 membros ao cortejo.
A Seduc (Secretária Municipal da Educação) participou com um carro de apoio, seguida por alunos do Centro Educacional Murilo Coelho Cavalcante, e logo atrás a BAMUC (Banda Marcial Murilo Cavalcante) seguida pelo Projeto AABB Comunidade, um grupo de samba de roda, projeto juvenil Filhos da Promessa, portando em seus cartazes temas como: a violência sexual; “diga não ao trabalho infantil”, Tambores Abençoados e sua percussão, que visa o resgate de valores e levar a palavra de Deus aos corações. Logo após chegou a vez da Pastoral do Menor se apresentar ao publico, e como sempre inova em suas lindas coreografias, tendo o padre Fred sempre a frente da mesma, mostrando seu grupo de percussão. A Pastoral levava consigo faixas e cartazes com nome de grandes personagens que fazem parte da história do Brasil, como escritores, músicos e outros.
O Colégio Municipal Jairo Azi com o tema “Grafismo corporal indígena” abordando assuntos como o legado deixado pelos povos indígenas e “a estética negra”, afro brasileiro. O colégio vinha acompanhado com sua percussão. A SECET – Secretária de Cultura, Esporte e Turismo apresentou o caboclo e a cabocla homenageando os 200 anos de independência do Brasil consolidada na Bahia, com os nomes das mulheres que se destacaram na luta pela independência, como: Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, heroínas baianas.
Desfilando no circuito da festa dos 201 anos de independência, marcou presença o Colégio Estadual Professor Brazilino Viegas, que completou 86 anos de serviços prestados a educação do povo alagoinhense, com a BAMCEBV (Banda Marcial Colégio Estadual Brazilino Viegas), todos acompanhados de perto por professores da instituição e pela diretora Tânia Silva. O colégio com a frase “O esporte salva vidas” mostrou algumas das atividades oferecidas aos alunos, como: boxe e futebol e foi parabenizado pela professora Iraci Gama por seus 86 anos de existência e contribuição.
Ouça logo abaixo o áudio da entrevista concedida pela diretora do Colégio Brazilino Viegas durante o desfile.
O desfile prosseguiu com a Academia de Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal Gracie Barra, e a Academia de Karatê Dragões fez uma breve demonstração. A Escola de capoeira Expansionismo, a equipe de baleado Carcará filiada a Federação Baiana de Baleado e o futebol feminino Campo Belo além do handebol e ciclistas mostraram um pouco das atividades por eles desenvolvidas nas áreas do esporte. A Escola de Capoeira Acrobática Filhos de Shalom, de Alagoinhas, Capoeira Quilombo de Maré finalizaram a ala esportiva.
Carros antigos e rebaixados chamaram muito a atenção do público presente, pois raramente vemos esses modelos de veículos circularem pelas ruas, como o opala, a brasília, escort, puma, corcel, Gurgel, o kadett e o velho fusca, todos muito bem conservados e funcionando perfeitamente.
Em seguida manifestações da sociedade civil, com membros do PT, com o deputado federal Joseildo Ramos e Radiovaldo, e um carro de som. Cavaleiros e Amazonas de apresentaram conduzindo uma faixa do Sindicato Rural de Alagoinhas festejando os 201 anos de independência.
E finalmente a banda Marcial Tradicional de Alagoinhas voltou a se apresentar encerrando com chave de ouro a comemoração.
Disponibilizamos 40 fotografias com os melhores momentos do 7 de setembro em nossa página do instagram, para acessar basta clicar: https://www.instagram.com/agnildobispodossanots/