Alegria, vibração e felicidade, esses são os principais ingredientes que marcaram presença no desfile tão esperado dos últimos três anos na cidade de Alagoinhas interior da Bahia. Crianças, jovens e pessoas de todas as idades estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores na tarde dessa quarta-feira dia (27/09/2023). Um público participativo, vibrante, entusiasmado e alegre, gritando, torcendo e portando cartazes com nome de sua candidata predileta.
Familiares, amigos, vizinhos e até curiosos, levaram animação! A cada candidata que passava pela passarela ouvia-se aplausos e assobios contagiante. Sem duvida, essa tarde tornou-se memorável para essas jovens senhoras que pisou na passarela pela primeira vez em suas vidas. Algumas sonharam em ter feito isso quando ainda eram jovens, e só conseguiram concretizar seus sonhos agora.
O carinho de todos que saíram de suas casas para assistirem apresentação musical como a da cantora Gerusa Silva e Maurício Maumau que levantou o publico e a autoestima de todas as candidatas, demostrou por si mesmo a admiração ou até a curiosidade do público em saber como era realizado um evento desse porte. As jovens senhoras esbanjavam beleza e elegância, ao pisar na passarela. Além dessa apresentação houve também declamação de poema feita por José Olívio.
Cartazes eram levantados, o nome da candidata que se colocava à frente do publico e jurado, era chamado e muitas palmas eram ouvidas. Uma verdadeira torcida organizada!
Em 2023, 18 candidatas participaram da seleção, cinco finalistas ficaram foram selecionadas e uma expectativa de qual delas receberia a Coroa foi criada nesse momento. Apreensão, esperança, e até certo silencio ocorreu, até ser anunciado o nome da miss elegância Noêmia Castro. Passou também pela passarela a Miss Brasil Juvenil de 2023 Emily Ramos; a vencedora do último concurso em Alagoinhas realizado em 2019, Rosália Matos e a Miss Terceira Idade da cidade de Catu em 2019, Gertrudes Pacheco.
Suspense no momento da divulgação da:
Quita colocada, Suzana Pastori
Quarta colocada, Linda Lúcia Mota.
Terceira colocada, Tereza de Souza.
Segunda colocada, Marilene Alves.
E finalmente chegou o momento do locutor oficial do evento Jesiel Souza anunciar o nome do primeiro lugar, Maria Conceição, ao som de “ela merece!!” cercaram a vencedora do concurso e ela visivelmente emocionada chorou de alegria!. Ela recebeu a coroa do Presidente da Câmara Municipal José Cleto (Cleto da Banana).
Participaram do jurado, o escritor e poeta José Olívio, o advogado Sérgio Adriano Ramos, Vereadora Jaldice Nunes, Neilma Lima Assistente Social do Conselho Idoso, Tatiane Vasconcelos do Clube dos 60 de Salvador, o mestre em comunicação e radialista Jamil Calheiros e Noêmia Barbosa Coordenadora do grupo Gofi e do Miss 3ª Idade de Catu.
O concurso foi organizado pela professora Maria do Planto do Grupo de Convivência Feliz Idade, e a produtora Denise de eventos, já consagrada em desfiles de moda, Denise Cordeiro que há anos atua na área. Elas são as principais mentoras desse projeto que envolve jovens senhoras a partir de 60 anos.
Para participar do concurso é necessário ter no mínimo 60 anos de idade, e nesse ano houve mulheres inscritas que tinham até 85 anos.
O objetivo principal da organização é a escolha de uma candidata que participará da Miss Bahia Terceira Idade que acontecerá entre novembro de 2023 ou janeiro de 2024. O interesse é mostrar aos jovens de hoje, que elas não são invalidas ou parasitas esperando apenas a hora de partirem para outra vida. É trazer alegria, levantar a autoestima e contribuir para o fim do estereótipo de que “o idoso é uma coisa que não serve mais!” Com isso, chama também a atenção da comunidade como um todo, para as pessoas que estão em outra fase de suas vidas, e que, portanto precisam ser respeitadas, valorizadas e amadas.
Ouça logo abaixo o áudio com a entrevista da vencedora Maria Conceição logo após ter sido coroada.