Na noite da última quarta-feira dia (04/10/2023) a paroquia São Francisco da cidade de Alagoinhas, interior da Bahia, realizou uma missa em homenagem ao santo católico considerado padroeiro dos animais e da natureza. O enceramento da festa foi iniciada com uma procissão que saiu da Capela de Nossa Senhora das Candeias localizada na Praça Kennedy às 18:30h, passando pela Rua Conselheiro Saraiva, Praça Rui Barbosa e Rua Dantas Bião e finalizando com a chegada do andor com a imagem do santo na paroquia.
Um bom público acompanhou de perto o andor com a imagem do santo, lá chegando se deparou com a igreja complemente tomada por fieis. A missa foi celebrada pelo Bispo da Diocese Dom Francisco Vidal, e contou com as presenças dos padres: Elzo, Betinho, Genilton, Elenilson, Danilo, Antônio e Frei Luciano que por muitos anos ficou a frente da paroquia aqui mencionada.
Do lado de forra da igreja outro grupo de pessoas acompanhava a missa festiva através de um telão.
Durante a comemoração o Bispo D. Francisco anunciou a nomeação do seu antecessor (interino) padre Ederaldo da igreja de Rio Real, como Bispo da Diocese de Irecê, e convidou a todos que desejarem e puderem participar, para a oficialização da nomeação que acontecerá no dia 24 de novembro na cidade de Rio Real.
Entre os convidados da festa de São Francisco estavam o Secretário Municipal da Educação Gustavo Carmo, que como bom católico que é, marcou presença na festa de encerramento ao qual o Bispo agradeceu pelo apoio dado.
Quem era Francisco de Assis?
Giovanni di Pietro di Bernardoni nasceu em Assis na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Ele era filho de Pica Bourlemont e Pedro Bernardone Maricone rico e conceituado comerciante de tecidos de Assis, estudou na escola Episcopal, onde aprendeu a ler, escrever e principalmente contar, ajudava seu pai no comércio, mas não desejava viver atrás de um balcão.
Sua preocupação era a injustiça, e tanto luxo, ao lado de tanta pobreza, por isso decidiu cumprir as Escrituras sagradas, passando a viver voltado apenas para o espírito. Seus sermões eram cada vez mais frequentados, sua fama foi se espalhando e aos poucos já tinha seguidores, dispostos a formar uma nova ordem religiosa.
Em 1208 pediu autorização ao papa para fundar uma irmandade mendicante. Em 1219 estava fundada a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis", que se instalou em cabanas no alto dos montes e no interior das cavernas, renunciando qualquer forma de propriedade.
São Francisco de Assis faleceu assistido pelos discípulos, em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte foi canonizado pelo papa Gregório IX.
Na igreja de São Francisco de Assis, Assis, Itália, inaugurada em 1256, estão guardados os restos mortais do santo.