Começa amanhã, dia (29/11/2023) a festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, em Aramari, cidade localizada a 118 km de distancia de Salvador, na região Litoral Norte Agreste Baiano.
Com o tema: “Maria mestra e discípula missionária” a tradicional festa católica, como sempre, atraí centenas de católicos! O inicio do novenário ocorre na noite dessa quarta-feira (29/11) na Paroquia Deus Menino, ligada a Diocese de Alagoinhas, na Praça José de Araújo Batista e seu encerramento será na sexta-feira dia 08 de dezembro, quando exatamente ás 05:00h sai uma procissão com a imagem da santa homenageada em direção a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Olhos D´’Agua.
A festa consegue reunir pessoas vindas de varias regiões do país, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, seguindo pela rodovia BA-504, acompanhado por mini trio elétrico, ambulância, viatura policial, ônibus que serve de apoio para aqueles que não podem seguir a pé. O percurso é de 08 km, acompanhado por centenas de pessoas. Durante o trajeto são entoados cânticos religiosos, e tem algumas paradas para os participantes rezarem e tomar água.
Além de Aramari, Nossa Senhora da Conceição é reverenciada em Salvador, Araci, Ouriçangas e outras regiões do Brasil.
Ainda, durante o caminho percorrido, ao se aproximar de Olhos D’Água, dá-se a última parada para que os fiéis rezem, renovem sua esperança, agradeça pelas graças alcançadas. Após a chegada das imagens de Nossa Senhora da Paz e de São José, elas são deixadas na igreja, participam da reza e em seguida se dirigem a praça para saborear um café da manhã reforçado com mingau, bolo, suco, sanduiche pães, frutas, salgados e outras guloseimas, servido gratuitamente a todos por famílias tradicionais da cidade e também pela prefeitura municipal.
Um pouco antes, há o encontro entre duas imagens (procissões) a primeira que sai da Paróquia Deus Menino é de Nossa Senhora da Paz e a segunda de São José que parte da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Olhos D´Agua, ao se encontrarem, todos os que seguram os andores se põem de joelhos rezam e logo em seguida continuam até seu destino final. Lá chegando rezam e depois seguem para a principal praça da comunidade para tudo servido gratuitamente com o apoio da prefeitura Municipal. A primeira missa acontece as 10:00h e a última as 16:00h.
Veja a programação completa da festa:
Dia (29/11) missa de abertura, tendo como responsáveis crismados, catequizados e catequistas. Os convidados são as comunidades vizinhas.
Dia (30/11) celebração da palavra as 19:00h, tendo como responsáveis, as comunidades da Capelinha, Jaqueira e Cruzeiro Já os convidados são os dizimistas.
Dia (01/12) Celebração da Palavra, tendo como responsáveis RCC (Renovação Carismática Católica) da paróquia, e convidados grupo de oração da comunidade.
Dia (02/12) celebração da palavra, tendo como responsáveis, o Grupo Geração Carisma, e convidados as famílias.
Dia (03/12) celebração da palavra, tendo como responsáveis a Pastoral do Terço dos Homens da igreja São Francisco de Alagoinhas, já os convidados serão os homens da comunidade.
Dia (04/12) celebração da palavra, tendo como responsáveis a Comunidade do Catuzinho, como convidado a juventude.
Dia (05/12) celebração da palavra, tendo como convidados as comunidades de Ouriçanguinhas e Pinheirinho, e como convidados as mulheres.
Dia (06/12) celebração da palavra, tendo como responsáveis Pastoral do Terço dos Homens da Paróquia e Legião de Maria, e convidados os devotos.
Dia (07/12) celebração da palavra, tendo como responsáveis Grupo Beata Helena G uerra e Ministério de Música de Ouriçangas, e convidados os fazendeiros da região.
Dia (08/12) encerramento com um grande dia festivo com a saída da procissão da Praça José de Araújo Batista as 05:00h, e Missa solene as 10:00h na igreja de Olhos D´Agua, presidida pelo padre João Andrade, e com animação de Marcos Teclas e Voz. As 12:30h leilão de prendas e gado. As 16:00h missa de encerramento com procissão de benção do Santíssimo Sacramento com Padre José Brás.
A finalização da homenagem prestada a santa acontece com o tradicional leilão de prendas, quando pessoas de toda a região dão lances e arrematam desde gado, cachos de coco, banana, boneca de pano, tortas, roupas de cama, mesa e banho, ovos de galinha de quintal (caipira), potro, porco, patos, entre tantos outros objetos; quanto ao arremate das prendas, cabe ao leiloeiro bater o martelo; e ao fazer isso, uma banda de forró toca uma música.
FONTE:
SANTOS, Agnildo Bispo dos. As manifestações culturais e religiosas no município de Aramari. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. Colegiado de História. Campus II, Alagoinhas, 2013.