Localizada a 118 km de distancia da capital baiana, a cidade de Aramari está situada na região do Litoral Norte e Agreste Baiano e sempre teve uma tradição junina que atrai pessoas de toda a região, e em 2024 não poderia ser diferente.
Com a Praça José de Araújo Batista repleta de pessoas vindas de varias cidades da região, se iniciou a apresentação de varias quadrilhas junina que sempre estão presentes nessa época do ano em toda a Bahia e nordeste do país. As apresentações aconteceram na segunda-feira dia (24/06/2024).
A ansiedade, expectativa, animação e alegria ficaram visíveis nos rostos daqueles que presenciaram a coreografia, desenvoltura, dança, representações das quadrilhas Balancear de casal e Balancear de mulheres da comunidade do Catuzinho, Pisa no milho de Ouriçanguinhas, Balão Dourado de Alagoinhas, Rosas Vermelhas de Sítio Novo - Catu, Tia Dulce e Beija-Flor de Alagoinhas, com roupas multicoloridas, mostrando através de movimento lentos, rápidos ou acelerado a cultura nordestina a cada apresentação.
Sem sombras de dúvidas as apresentações arrancaram aplausos! Imagens como, casamento do rei e da rainha, danças e vestes que relembravam os valores da roça, tudo combinando com o maior São João do Brasil. Histórias e estorias contadas através das representações, que hora mostrava o dia a dia das comunidades, ora traziam à tona o sofrimento e angústia enfrentadas por jovens que desejavam se casar, mas a família não aceitava.
A representação do cangaço ocorrido no Brasil entre os anos de 1922 e 1938, com Lampião, Maria Bonita e seus cangaceiros, casamentos feitos a base da força, a intolerância religiosa, tudo isso mostrado em um único espaço e com grande prazer em estar alí, sem falar nas músicas tocadas que faziam o público dançar como se fizesse parte das quadrilhas, para relembrar a tradição, costumes, e o ritmo.
O xaxado, o xote, o baião e o forró protagonizado por jovens que se organizam para proporcionar um ótimo mês de junho.
Aramari como sempre dando um show nas festas juninas😘