A festa em homenagem aos 63 anos de emancipação do município de Aramari reuniu um bom público na sexta-feira dia (06/09/2024) nas ruas do centro da cidade e contou com a participação das escolas municipais e do Estado. Cerca de 1.281 se apresentaram durante o desfile cívico. O hasteamento das bandeiras do município, estado e do Brasil contou com a presença do prefeito Fidel Dantas, e autoridades locais. O início oficial do desfile se deu após o hasteamento das bandeiras.
Aramary segundo a obra, O tupi na geografia nacional de Theodoro Sampaio, significa Araberí, s. c. arabé-r-í, a baratinha; um peixinho de água doce, vulgarmente chamado – alambary ou lambary .
ery, s. c. arabe-r-y, o rio das baratas, ou dos lambaris.
Aramaré, V.aramary.
Aramary, V. arabery.
O município de Aramari, localizado na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 118 km de distância de Salvador.
A fanfarra tetra campeã baiana BAMACEA iniciou sua marcha saindo do CEJAB com a comissão de frente, porta bandeiras e como sempre chamando a atenção de todos. No palanque oficial estavam o prefeito, a primeira dama Silvia Mendes e secretários municipais.
A primeira ala a se apresentar foi a do CEJAB com o tema: protagonismo do passado, com o EJA, educação de Jovens, adultos e idosos portando faixas e cartazes com frases que representam a história da cidade e falava das comunidades, levando também placas com o nome das comunidades, além disso, foram apresentadas fotografias que rememoravam a passagem de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Aramari com: mãe Julia, Zezito, Nenem de Burí, Marival, Dudu do Bom Sucesso, Costinha e outros nomes.
A escola Luis Viana Filho lembrava do processo de retomada do protagonismo com apresentação musical e coreografia, tratando também do futebol e do esporte como o Aramari Fest com modalidades desportivas que ocorrem todos os anos a exemplo do futebol de areia, corrida de rua, dominó, futebol masculino, feminino e infantil, sinuca, vídeo game, ciclismo, baleado, tênis de mesa e baralho. Todas essas atividades ocorrem entre os meses de janeiro e fevereiro, além da Copa Rural que acontece nas comunidades. Os alunos homenagearam desportistas que levaram o nome da cidade para vários lugares do mundo e se destacaram no esporte como Miguel França do Espírito Santo convocado para o campeonato mundial de karatê em julho de 2024, trazendo o título de vice-campeão brasileiro da modalidade, Ian Mateus jogador de futebol que atua no Japão, Fábio Lima goleiro bi-campeão baiano de futebol pelo Atlêtico de Alagoinhas.
A escola Áurea Carvalho retratou o meio ambiente e a recuperação das nascentes e conservação dos recursos naturais como a nascente das Pedrinhas, Cachoeira do Urubu, Serra do Frade, Nascente da Pintada. Essa ala mostrou produtos produzidos e comercializados em Aramari, a orla da cidade foi mencionada com muita alegria pelo fato de o governo municipal ter resgatado a represa que estava completamente abandonada. Os cuidados com a saúde e a questão do mosquito da dengue, e os agradecimentos a aqueles que se dedicaram a tratar das pessoas no período da Covid 19.
As escolas municipais José Constâncio de Sena e Professor Félix Bispo de Matos trabalharam a mesma temática, destacando o carnaval e o Renda Direta, ambas são projetos sociais desenvolvidos pelo município que ajudam a pessoas de baixa renda.
A Escola João Pereira dos Santos com o tema: “Na terra do protagonismo, brilha a prata da casa”
Mostrando as manifestações culturais, como o samba de roda do Catuzinho, a BAMACEA, e a quadrilha junina balancear, essa última se apresentou com meninos e meninas lembrando do São João com coreografia que retratava o concurso de quadrilha juninas.
As escolas Alberto Dantas e Jairo Azi levaram para o circuito do desfile o kit escolar entregue a todos os estudantes da rede municipal de educação no inicio de cada ano letivo. A diversidade também foi lembrada nas apresentações.
O Colégio estadual em tempo integral Maria do Carmo Santana levou a fanfarra Banda Marcial Inovação da Bahia, acompanhada de perto pelos alunos da instituição portando faixas e banners, com as diversas atividades e oficinas desenvolvidas na escola, como os jogos estudantis e a feira de ciências. O coral de libras Som das Mãos apresentou uma canção através dos movimentos das mãos sob supervisão da professora Noélia Santiago.
O CEJAB iniciou sua marcha com alunos que portavam bandeiras de todos os estados do país, com isso a gestão compartilhada continua presente nessa unidade escolar. As turmas do 6º ao 9º ano finalizaram a apresentação. E logo em seguida breves discursos foram feitos pela presidente do diretório do PT em Aramari Inara Costa, o ex-prefeito Carlos Querioz, Joaquim Neto prefeito de Alagoinhas, deputada estadual Ludmilla Fiscina, deputado federal Paulo Azi, além das homenagens a professora Maria Isabel Conceição Oliveira Sobrinho. O último a discursar foi o prefeito Fidel Dantas que falou da sensação de dever cumprido à frene do governo, destacando a transformação ocorrida na cidade e em seu governo.
O encerramento da data comemorativa foi feito pela BABACEA tetra campeã baiana que se apresentou ao público em grande estilo, sob a batuta do maestro Zuza. O que nos chamou a atenção foi o fato de ninguém arredar o pé da praça enquanto a banda se apresentava! Assim foi dado como encerrado o desfile oficial em comemoração aos 63 anos de emancipação política da cidade.
As demais fotos do desfile podem ser visualizadas em nossa página do Instgram, cujo link é:
https://www.instagram.com/agnildobispodossanots/