Considerada uma das mais importantes tradições do Litoral Norte e Agreste Baiano, a festa atrai como sempre um bom público, e relembra a importância da cultura local, com a participação de praticantes e simpatizantes do candomblé. Trata-se da saída de um cortejo com yalorixás e babalorixás que, vestidos a rigor, saem da Praça José de Araújo Batista.
Nesse dia, participam da lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, e seguem acompanhadas por um mini trio, levando água de cheiro e folhas, enquanto isso as filhas e mães de santo jogam alfazema e pipoca nos participantes deste ritual, e o fazem com prazer, pois é algo que lhes traz grande satisfação.
Veja logo abaixo imagens da caminhada em direção a Capelinha ocorridas em 26/01/2024:
Durante o percurso outras pessoas se juntam à caminhada até a Capelinha, bairro da cidade, um carro de som acompanha a caravana no intuito de participar da lavagem das escadarias da igreja, ao chegar lá recebem banho de água de cheiro e alfazema, além de lavarem as escadarias da escadarias da igreja do Senhor do Bonfim.
A cidade de Aramari fica a cerca de 118 km de distância de Salvador.
Assista logo abaixo um trecho da festa ocorrida em 2024:
A caminhada é feita com muita alegria, e durante o percurso percebemos a alegria estampada nos rostos de todos!
A programação consta também com apresentações das bandas Guig Guetto, Eve Sandes, Jeitinho de Amar e da cantora Nágela Ramos.
A festa terá inicio às 15:30h no próximo sábado, dia (08/12/2025) com a saída das baianas em direção a Capelinha.