A tradicional festa que não se sabe ao certo quando começou, reuniu na tarde do último sábado dia (08/02/2025) seguidores e simpatizantes do candomblé. A Praça José de Araújo Batista foi o ponto onde se concentraram antes da saída do cortejo. Lá ocorreram apresentações do grupo cultural da cidade de Ouriçangas com samba de roda, bumba meu boi e a mulinha.
A cidade de Aramari, interior da Bahia fica localizada na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 118 km de Salvador, relembra a cultura local, e assim buscam resgatar a tradição, além de manter viva algo que passa de pai para filhos, netos e seus sucessores.
Babalorixás, yalorixa, filhos e filhas de santo marcaram presença no cortejo que saiu do centro da cidade em direção ao bairro Capelinha, sempre acompanhado por um mini trio.
Os Babalorixás Sandro, Gildo, Ildo, Ivan a yaloríxá Adeildes, e os filhos filhas de santo de Litinho, também registraram presença.
Veja logo abaixo um trecho do cortejo seguindo em direção a Capelinha:
Na chegada a Capelinha água de cheiro, alfazema e pipoca foram jogadas nos participantes, culminando com a lavagem da porta da igreja Senhor do Bonfim.
Após o encerramento da parte religiosa da festa, ocorreu durante toda a noite a apresentação das bandas Guig Guerro, Eve Sandes, Jeitinho de Amar e da cantora Nágela Ramos.
Logo abaixo, assista ao vídeo registrado pela reportagem da Rse Notícias, com a chegada do cortejo a Igreja Senhor do Bonfim:
Bonito e inovador. Parabéns
Bonito e inovador. Parabéns