Aramari, é uma cidade do interior da Bahia localizada na Região do Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 118 km de distancia de Salvador.
Acaba de ser protocolado na Promotoria Geral de Justiça, denuncia de possíveis irregularidades ocorridas no concurso público. A documentação apresentada a PGJ-BA mostra o nome de candidatos que teriam sido aprovados de forma irregular nos processos seletivos (REDA, contrato por tempo determinado de serviço) ocorridos em 2018 – 2020 e 2021.
Vamos aos fatos:
O município teria aberto no dia 18 de janeiro de 2021 inscrições para processo seletivo para as funções de: assistente social, professor do fundamental I e II, educação física, historia, português, matemática, psicólogo e auxiliar de classe, exigindo o ensino médio e superior. As inscrições ficaram abertas entre os dias 19 e 21 de janeiro. As provas foram aplicadas em 07 de fevereiro. O processo seletivo ofereceu 57 vagas distribuídas em 09 funções distintas, 682 candidatos concorreram. Acontece que o resultado final divulgado no dia 23 de fevereiro, provocou uma serie de duvidas acerca da seriedade do mesmo. Os indícios apresentados deixa qualquer pessoa intrigada! A atual gestão realizou nos anos de 2018, 2020 e 2021 Processos Seletivos para o preenchimento de vagas. O que ocorre, é que os nomes de 34 candidatos aprovados, nos anos de 2020 e 2021 são sempre os mesmos, ou seja, se repetem.
CASA DO POETA DE ALAGOINHAS.
Como seria possível que candidatos que possuem o mestrado, e até mesmo o doutorado pudessem ter sido reprovados nas provas? Enquanto outros nomes que se quer possuem mestrado conseguiram aprovação.
Seria coincidência, sorte ou falta de respeito com candidatos que se deslocaram de cidades, como: Salvador, Feira de Santana, Pojuca, Catu, Entre Rios, Alagoinhas e outras regiões? Tendo em vista que todos eles tiveram despesas com deslocamento, refeições e hospedagem.
Os argumentos usados pela acusação dão conta de que a grande maioria dos aprovados são moradores da cidade, portanto os candidatos de outras cidades nem tiveram chance, ainda que tivessem aptos a assumirem os respectivos cargos.
O mais grave da denuncia formalizada no último dia (10/06) junto ao órgão competente, é que a empresa responsável pela aplicação das provas em 2021 estaria impedida de realizar contratação com qualquer órgão publico em virtude da mesma ter sido condenada em licitação no Município de Feira de Santana, isso de acordo com a documentação apresentada na PGJ, implicando dessa forma no cancelamento do certame.
Abaixo segue os links dos documentos aqui mencionados.
Resultado por ordem de classificação de 2018:
https://drive.google.com/file/d/1Z6n4gNJnK-mrDKak0rr_OEK1DawNsvlA/view?usp=sharing
Edital de Convocação dos aprovados em 2018:
https://drive.google.com/file/d/14RVO8bbtfp1uNKyP_D7hdCm9HJ9B8E25/view?usp=sharing
Resultado do Processo Seletivo em 2020:
https://drive.google.com/file/d/1HM02C59SekjqCE-WhRRwwbG48Z5nVABw/view?usp=sharing
Resultado final em 2021:
https://drive.google.com/file/d/1kw4DesgiRxA8rkFuhMA10_uPiNAcog2B/view?usp=sharing