Na manhã dessa segunda-feira dia (06/09) em lugar do tradicional desfile cívico, com as escolas e apresentação da Fanfarra BAMACEA, foi feita apenas uma homenagem a esse município que completou hoje cerca de 60 anos de existência.
Localizada a 118 km de distancia de Salvador, a cidade está situada na região Litoral Norte Agreste baiano. E tem uma área territorial de 329, 641 km, sua distancia em relação a capital baiana é cerca de 118 km.
Não houve uma multidão! Não ocorreu aglomeração na Praça José de Araújo Batista.
Esse dia foi marcado pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e do município, E em seguida foi executado o Hino Nacional brasileiro.
Durante a cerimônia estiveram presentes, além do prefeito Fidel Dantas e seu vice Mirivaldo Assis, vereadores, secretários municipais, e deputados federais, como Paulo Azi, Marcelo Nilo, os deputados estaduais Alex da Piatã e Marcelo Veiga, além dos prefeitos de Ouriçangas e Alagoinhas Joaquim Neto, e também Albino Leite atual presidente do Atlético de Alagoinhas.
Ainda na Praça José de Araújo Batista foi apresentado o equipamento completo, recém-adquirido através de Alex da Piatã para a comunidade do Catuzinho, a pedido do vereador Toinho de Julião, são eles: cadeira e instrumentos destinados a instalação de um consultório dentário.
Foi apresentado também o novo letreiro com o nome da cidade, logo em sua entrada principal.
A comemoração foi encerrada no Bosque Verde, onde o prefeito apresentou o Polo de Desenvolvimento Sustentável. Que é uma área de terras do município que foi colocada à disposição de empresas que desejarem ali se instalar. Com isso espera-se que indústrias se sintam a vontade para montarem suas instalações nesse espaço. O município já tem algumas interessadas, porem a administração municipal exige que 70% das vagas sejam ocupadas por pessoas nascidas e/ou moradoras da cidade.
Ainda no Bosque Verde, foi prometida a instalação de uma nova agencia bancaria, já que a única que existia, a do Banco do Brasil foi fechada há pouco tempo. De acordo com Alex da Piatã as negociações já estão sendo realizadas com o Bancob/Sicob que ocupará o mesmo espaço do BB.
Os discursos proferidos pelos deputados presentes no evento davam conta da importância da existência de Aramari para a micro-região. Assim foi o 60º aniversário de emancipação dessa pequena cidade do litoral Norte e Agreste Baiano, que tem um povo hospitaleiro e que em virtude da Pandemia não pode ter sua população participando das comemorações.