Sem duvida, a festa que mais atrai foliões em todo o Brasil é o carnaval. Nela, as máscaras, a musica, a alegria toma conta das ruas das capitais de cada estado, porém o interior não fica para trás.
Assim acontece em uma pequena cidade interiorana da Bahia. Aramari, localizada na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 118 km de distancia de Salvador.
Nela é possível ver a empolgação de jovens, que duas semanas antes de começar o carnaval oficialmente, eles já andam pelas ruas em bando. São eles que assustam as crianças, despertam curiosidade, arrancam aplausos, fazem rir, enfim, é sinônimo de alegria!.
Não se sabe ao certo há quantos anos foi iniciada essa tradição no município, mas decerto, é que pessoas de todas as idades participam do bloco das caretas. Nada de grandes atrações, nem de cantores famosos para divertir os moradores! Tudo é diversão! Organizada pela comunidade local que sempre participa e se diverte.
As fantasias ou mascaras parecem ter saído de um filme de terror, provocando em alguns momentos choros em crianças e correria, mas tudo não passa de uma brincadeira! A criatividade é uma motivação a mais para aqueles jovens que se envolvem nessa alegria geral! Entre as mascaras usadas vemos: A Morte com uma foice na mão, rapazes que se vestem de noiva, lobos, meninos e meninas, que ao passarem pelas ruas provocam risos.
O encontro das caretas tem o ponto mais alto na terça-feira último dia de carnaval. Em 2023 novamente, se reuniram e foram expressar sua felicidade, é claro que durante o auge da pandemia esse tipo de manifestação cultural não ocorreu, por isso retornaram com toda a força e disposição de sempre.