Organizado pela Academia de Letras da Bahia, o primeiro Colóquio das academias de letras da Bahia reuniu no ultimo sábado dia (21/10/2023) no Hotel Porto Belo em Ondina, cerca de 37 academias de letras, para tratar da organização e difusão da literatura com a participação de escritores.
Durante todo o dia foram abordados temas como:
A Academia vai à escola envolvendo diversos segmentos literários a exemplo de: saraus artísticos culturais, palestras, mesas literárias, feiras, oficinas de produção literária para pessoas de todas as idades, festivais com premiação, criação de academias estudantis e artes em escolas públicas, apoio a lançamento de livros por parte do Governo e instituições/empresas privadas, buscas de recursos, exposições de artes visuais, desenho, pintura, dança, capoeira, teatro, circo, música, entrevistas, incentivos a produção literária, roda de conversas com novos escritores.
Ao todo foram apresentadas 30 propostas, que giraram em torno da valorização da leitura e produção de textos literários.
Outra discussão tratada foi à questão de cada academia ter sua sede própria, contando com o apoio das prefeituras e usá-la para disseminação da leitura.
Entre as pessoas presentes estava o representante da Fundação Pedro Calmon Anielson Santos a quem entrevistamos e que nos esclareceu sobre editais da FPC e seu papel na sociedade.
Ouça logo abaixo a entrevista de Anielson Santos:
Professor Aleilton Fonseca e Maribel Barreto, representantes e coordenadores da Academia de Letras da Bahia também responderam perguntas sobre o resultado do encontro das academias, logo abaixo está o áudio da entrevista de ambos.
As academias reunidas decidiram através de votação, que o próximo colóquio será realizado na cidade de Ilhéus.
A ABL – Academia Barreirense de Letras foi representada pelo escritor e advogado Sílvio Pereira que é autor da obra O Cosmopolita e também é vice-presidente da Casa do Poeta de Alagoinhas a quem também representou nesse encontro. Veja a relação de algumas cidades que participaram:
Academia Barreirense de Letras
Academia Brasileira de Artes Integradas
Academia Caetiteense de Letras
Academia de Cultura da Bahia
Academia de Letras de Cachoeira
Academia de Letras de Ilhéus
Academia de Letras de Itabuna
Academia de Letras de Porto Seguro
Academia de Letras de Santo Amaro
Academia de Letras e Artes de Alagoinhas
Academia de Letras e Artes de Feira de Santana
Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas
Academia de Letras e Artes de Salvador
Academia Maçônica de Letras e Artes da Bahia
Casa do Poeta de Alagoinhas entre outras.