Um dos melhores momentos ocorridos na cidade de Catu no ano de 2023 foi o concurso que reuniu mulheres da idade feliz (terceira idade). O evento ocorreu no dia 17 de novembro no CEPE (Clube dos Empregados da Petrobrás) na cidade de Catu, localizada na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 87 km de distância de Salvador.
Com o tema “glamour e jovialidade na pessoa idosa, em cada olhar um brilho, um sorriso nos lábios e o coração batendo a mil”, o evento contou com a participação de jovens senhoras que disputavam entre si o primeiro lugar. A coordenação geral ficou sob a responsabilidade de Noêmia Barbosa, com a apresentação de Aquiles Santana e o coral Manasai e locução da J.C. Publicidade.
Para participar do concurso é necessário ter no mínimo 60 anos de idade. A primeira colocada vai disputar outro concurso, cujo título é: Miss Bahia Terceira Idade representando a cidade de Catu, em 2024.
As participantes tinham idade entre 60 e 73 anos. Eram elas: Maria Jeronima, Maria, Maria Helena dos Santos, Eliete de Jesus, Ladice Dantas, Cida, Cidélia, Viturina, Célia e Juvenilda,ao todo 10 concorrentes.
Antes do início do desfile oficial, passaram pela passarela, a Miss Catu 2019, e as ganhadoras dos concursos realizados nas cidades de Pojuca e Alagoinhas. Estavam entre os membros do jurado a miss Pojuca, Andreia e Maria do Planto, coordenadora do grupo Feliz Idade de Alagoinhas.
Com um bom público foi iniciada a apresentação das candidatas, que esbanjavam alegria, desenvoltura e elegância, enquanto os que estavam presentes aplaudiam a cada candidata que pisava na passarela!
após o encerramento das apresentações coube ao jurado a difícil tarefa de pontuar, e decidir qual delas seria a vencedora.
Assim ficou a classificação geral do concurso:
Terceiro lugar – Eliete de Jesus
Segundo lugar – Célia
A grande vencedora, que levou o primeiro lugar, foi Cidélia.
Outras categorias também tiveram destaque, entre elas: a miss simpatia Ladice Dantas; miss elegância Maria Hilda e a melhor desenvoltura, Célia.
Após a divulgação do nome da ganhadora, a coroa lhe foi entregue pela miss Catu em 2019 Gertrudes, já a faixa foi colocada pelo Vereador Nenem de Lozinho, dai em diante a alegria tomou conta de amigos, familiares e do público que estava presente.
O mais importante de tudo, é mostrar aos jovens de hoje, que elas não são invalidas ou parasitas esperando apenas a hora de partirem para outra vida. É trazer alegria, levantar a autoestima e contribuir para o fim do estereótipo de que “o idoso é uma coisa que não serve mais!” Com isso, chama também a atenção da comunidade como um todo, para as pessoas que estão em outra fase de suas vidas, e que, portanto precisam ser respeitadas, valorizadas e amadas.