Três anos sem a tradicional Lavagem, que atraia público de toda a região. São 1095 dias, sem o cortejo com as baianas, sem Os Encourados, água de cheiro, o banho de pipoca, a lavagem das escadarias da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Praça. Sim! Faltava o batuque, a capoeira, os terreiros, o samba de roda, a velha charanga de Irará, a passagem dos Turunas, o folclore e as tradições! Sem bumba meu boi e apresentação das comunidades quilombolas.
Só para lembrar, a última vez que esse maravilhoso cortejo saiu, foi em 18 de janeiro de 2020, um pouco antes do inicio do fechamento e proibição de todas as atividades e locais públicos fechados ou abertos em decorrência da Pandemia.
A cidade de Pedrão fica localizada na Região do Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 125 km de distancia da capital baiana.
Em 2024, nos lembramos do saudoso Jorge Galdino, membro dos Encourados, compositor, escritor, repórter, autor do hino oficial da cidade, radialista e autor de 11 livros, que deixou uma sua marca registrada e que nos levou a acompanhar esse festejo pela primeira vez.
A saída do Cortejo será da Escola Dinha Zezé, as 10:00h (horário ainda não confirmado) em direção ao centro da cidade, e ao chegar lá, as escadarias da igreja é lavada com água de cheiro jogada pelas baianas, além é claro, da alfazema que deixa todos perfumados. Sem deixar de lado o jato de água que é jogado sobre todos pelo caminhão pipa.
Quem acompanhar poderá ver de perto a alegria refletida nos rostos dos participantes, a mistura de cores e ritmos, a diversidade cultural. Vemos também o envolvimento da população no tradicional festejo que reúne pessoas de todas as idades e autoridades locais. Os Turunas e suas marchinhas de antigos carnavais, o também tradicional samba de roda de Irará, estarão lá.
Saibam quais são as principais atrações que se apresentarão durante essa festa, que prossegue após o termino do cortejo.
Samba Nego
Netto Brito
Play Way
Val Vallin
Oh Polêmico