Por que a comunidade indígena não tem o que comemorar em seu próprio dia!? Obviamente a resposta já é conhecida por boa parte da população brasileira e pela imprensa.
Nessa data vemos a mídia de uma formar em geral divulgar a cultura e aquilo que herdamos desse povo tão rico e ao mesmo tempo tão pobre; rico em saber produzir alimentos e preservar a natureza; pobre porque já não é dono de seu próprio lar, dai passarem a não mais usufruir daquilo por eles produzido. Tudo vale contra esses povos, desde maus tratos a assassinatos!
Com os altos índices de invasões, perseguições, desmatamento, ameaças, mortalidade, suicídios, discriminação, exploração irresponsável e criminosa, fatos esses registrados nos últimos anos e agravados no último governo, não há mais dúvidas acerca do descaso das autoridades seja governo federal, estadual, legislativo, judiciário e policial. Após a posse de Lula surge uma luz no fim do túnel, alguma coisa começou a mudar. Há muito a se fazer, mas o sofrimento desses povos é marcado historicamente pela perda de direitos.
De acordo com o IBGE, os costumes, tradições, cultura, línguas, antepassados são menosprezados; sem medidas que funcionem e atenda as suas necessidades mais básicas. Só lhes resta lamentar profundamente as investidas diárias em suas terras! As etnias indígenas têm diminuído a cada dia, o atendimento e tratamento médico chegam de maneira precária às aldeias, aliado a isso, o número de assassinatos cometido cresce de forma desordenada sem que nada seja de fato feito contra os criminosos.
Os dados do Censo 2010 mostram que no Brasil vivem 896.917 pessoas que se declaram como indígenas. Desse total de pessoas, 57,7% vivem em terras indígenas oficialmente reconhecidas. Entre esses povos estariam:
Macro-Jê - Boróro / Guató / Jê / Karajá / Krenák / Maxakali / Ofayé / Rikbaktsa / Yatê
Tupi - Arikém / Awetí / Jurúna / Mawé / Mondé / Mundurukú / Puroborá / Ramaráma/ Tuparí/ Tupi- Guarani, já quando se relaciona a língua falada, há cerca de 274 línguas indígenas no Brasil, sendo que 57,1% deles não falam a língua indígena, já 76,9% deles falam a Língua Portuguesa. Outra informação é que entre eles, apenas 53,7% que vivem em Terras Indígenas falam alguma língua de origem, entretanto esses percentuais se alteram, para 28,8% que não falam a Língua Portuguesa. A maior dessa população é alfabetizada o que corresponde a (76,6%). Inclusive os indígenas que vivem em Terras Indígenas são alfabetizados, em sua maioria (67,7%).
Não há como se sentirem protegidos e respeitados!.
Índios ameaçados, terras invadidas, abandonados pelo poder público, perseguidos, mortos e jogados a sorte! Essa é a verdadeira situação dos povos indígena no país. Hostilizados ou ignorados. O que não faltam são adjetivos negativos sobre esse povo sofrido, que sequer têm direito a viver em suas próprias terras. Tomemos como exemplo uma situação que ocorre e a grande mídia divulga logo de imediato, basta algum indígena cometer um crime e de imediato tem sua foto estampada em todos os meios de comunicação, mas quando eles têm suas filhas estupradas, violentadas ninguém aprece para divulgar e/ou tornar público a agressão.
Essa situação é marcada historicamente em boa parte do Brasil e do mundo, não há respeito nem segurança para suas próprias famílias.
Aprendemos com eles da caça, a pesca, agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca e como prêmio por nos terem ensinado acabaram ficando sem apoio, passam a não terem direito a pescar, caçar dentro das terras onde viveram durante toda sua vida.
Qual será o futuro que os aguarda!?
Quem vai socorrê-los?
Discriminação, violência, pobreza e pouco acesso a serviços básicos continuam sendo problemas comuns. Atacados por todos os lados, garimpeiros que atuam ilegalmente na exploração de suas terras ou madeireiros gananciosos. Para a ONU o Brasil falhou muito em proteger terras indígenas, por isso há uma pergunta:
O que os índios teriam de comemorar no dia 19 de abril??
FONTE:
https://indigenas.ibge.gov.br/
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20506-indigenas.html
Fotos tiradas durante visita de índigenas no IFBA em 24/04/2019, na cidade de Alagoinhas -Bahia.