O escritor natural de Saubara visitou o Centro de Convenções da Bahia, durante a maior festa do livro realizada no Estado. Saubara fica a cerca de 104 km de distância da capital baiana.
A 12ª edição da maior Bienal do livro do norte e nordeste do Brasil, recebeu nesse ano mais de cem mil pessoas, um público bem expressivo já que na última edição da mesma estiveram presentes 90 mil pessoas.
Uma verdadeira apoteose da literatura que atraiu gente de todas as idades! A mesma contou com a participação de 170 escritores, que além de apresentarem seus livros aos leitores ávidos por conhecimento conversaram diretamente com seus leitores, deram muito autógrafos e é claro, arrancaram muito aplauso.
Certamente esse grande evento marcou a vida de muita gente! Nesse contexto nossa reportagem registrou a presença e lançamento do livro de um professor, poeta, historiador, colunista social, pesquisador, e escritor, que, aliás, é membro de importantes academias da Bahia, e entre elas está a Academia de Cultura e Artes da Bahia, e outras como: Academia de Letras de Santo Amaro (ALSA – Santo Amaro / BA); Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA – Feira de Santana / BA).
Ele também é licenciado em Geografia (UEFS) e História (UFRB – BA), tem Pós-graduado em Planejamento e Gestão para a Educação (UNEB – BA).
Momentos com Jeová Deus, foi lançado no primeiro dia da Bienal em 26 de abril, no stand da Cogito Editora. Essa nova obra traz poemas e mensagens evangelizadora, e foi feito em parceria com Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil.
Como um autêntico saubarense, ele tem forte vínculo cultural com as manifestações populares: Chegança, “Bailes Pastoris”, “Ternos de Reis”, “Bumba-meu-boi”, “Zé do Vale”, “Sambas”, “As Tabaroas”, “Ranchos”, “Reisados”, “Barquinha de Bom Jesus” e “Caretas do Mingau”. Nossos parabéns a Betinho de Saubara que de pronto atendeu nossa reportagem!
Veja logo abaixo um pequeno vídeo com a apresentação de sua mais nova produção literária:
Outro autor que se destacou na festa e acabou sendo homenageado pelo Governo do Estado, foi Antônio Ribeiro da Conceição, ou como é artisticamente conhecido Bule-Bule da Bahia. Natural da cidade de Antônio Cardoso, que lançou sua mais nova obra Cordéis Antológicos pela editora Nova Alexandria, ele conseguiu não apenas chamar a atenção de todos que visitaram o stand do Governo baiano lá instalado, mas os divertiu com seu cordel, lendo, cantando e narrando fatos.
Parabéns Ednildo. Quão rica é essa reportagem. Genial. Divulgando Escritores de Nossa Terra interiorana bem servida de enorme beleza Cultural Nordestina.