A cidade de Barreiras respirou cultura, alegria e literatura durante a 7ª FLIB.
Com uma vasta programação e atividades distribuídas em vários locais, foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio a 7ª edição da FLIB – Festa Literária Internacional de Barreiras; com o tema: “vozes femininas na literatura”, o intuito da mesma é promover ações de divulgação e valorização de literatura como o empoderamento humano, valorização das diferentes linguagens e fomento à literatura e escrita. Considerado o maior encontro literário do Oeste da Bahia e de toda a região.
A festa contou com apresentações musicais, palestra com temas variados, exposição de atividades estudantis, trabalhos fotográficos, apresentação de documentários, oficinas, exposições artísticas, performances, declamação de poemas, adaptação de contos, coral, júri simulado: o julgamento de Capitu, vida e obra de Cecilia Meireles, rodas de debates, teatro, dança, conferência, roda de conversa, paródias, contação de histórias, sarau, mesas, encenação, roda de diálogos, monólogos, e também uma programação voltada para educação infantil e ensino fundamental (FLIBINHA) além de shows, dramatizações e lançamento de livros.
A programação oficial foi realizada de forma simultânea, ou seja, varias atividades ocorrendo ao mesmo tempo em diversos espaços, como: teatro: centro cultural, praças, estandes, palco, museu e da Academia Barreirense de Letras. Dela participaram escritores, estudantes da rede pública e privada de ensino, alunos e professores universitários, artistas, autoridades e um público ávido por literatura.
Obras importantes foram lançadas nesse encontro literário, entre elas estão a mais nova obra do advogado por profissão, músico, poeta, compositor, desenhista arquitetônico e historiador, e escritor autor de vários artigos publicados pelo Jornal A Tarde, Sílvio Pereira da Silva, que recentemente tomou posse na Academia de Cultura da Bahia, ele é autor da obra O Cosmopolita pela editora Scortecci, romance literário lançado na 26ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo/2022, na 6ª Edição FLIB/2023 em Barreiras e 7ª Edição da Flipelô/2023.
A menina que cantava para as flores, pela editora Telha, é o mais novo livro de Sílvio, ele é um romance de suspense onde uma família de classe média de Salvador Bahia, encontra-se em desespero no momento em que muita coisa estranha acontece no interior da residência.
Uma criança de seis anos passa a cantar em francês para as flores, assim como outras questões como assombração e fenômenos da natureza ocorre de forma não comum e isso deixa todos confusos e temerosos quando um mago baiano é convidado a desvendar o enigma que atormenta todas da família. Suzano, pai da família, e Marta, a mãe das meninas Gorete, Cecília e Catarina, não acreditam no que ocorre, passa a ser descoberto pelo rezador, senhor Miguel Velho.
Outra obra importante que também foi lançada no dia (25/05), é o da professora, terapeuta holística, palestrante e escritora Fátima Liguori, cujo titulo é: Eu sou como sou na escola, surgido após estudo/pesquisa de TDH déficit de atenção em crianças. Trata-se de uma atividade desenvolvida em escolas a partir de desenhos feitos por meninos e meninas, que usam imagens para expressar sentimentos e ainda assim não são compreendidos. O livro todo é feito a partir de histórias contadas por elas através do desenho. Fátima apresenta o sentimento e abuso sofrido por crianças, mas que por serem reprimidas, não são compreendidas, e é através do papel/desenho que elas se expressam e mostram o que de fato estão sentindo em seu intimo.
A autora em um dos textos narrados que compõe a obra, fala do desenho feito por um menino de apenas 9 anos de idade, e da consciência que o mesmo tem de sua própria existência e vida, e chama muito a atenção, pois a história de vida por ele contada emociona muito, já que ele mesmo passava por grandes tristezas em família.
Ouça logo abaixo a leitura feita pela professora Fátima sobre um desenho:
Vários escritores (as) também lançaram suas obras, a exemplo de Rui Mesquita treinador comportamental e especialista em inteligência emocional.
Nossos agradecimentos a professora Marilde Guedes Presidente da ABL e seu vice, professor Théo Santos e a nossa amiga jornalista Miriam Hermes e Antônio Galdino.
Parabéns nobre escritor, a sua presença foi marcante, a sua contribuição literária foi relevante para o êxito do nos festa, você será sempre bem vindo a esta festa e a nossa ABL. Para por mais uma obra, sucesso e boa sorte.