Foi realizado em Alagoinhas na manhã da última terça-feira dia (22/10/2024) no auditório da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas, um seminário para tratar da Reforma Tributária e os impactos no simples nacional, que contou com o apoio do SEBRAE. O objetivo foi discutir as mudanças que ocorrerão na implantação da reforma que já esta em curso em todo o país, e de pontos que ainda estão em discursão no Congresso Nacional. Outros aspectos importantes apresentados durante o evento foram os desafios que o empresariado, população e profissionais na área contábil enfrentarão a partir da entrada em vigor da nova legislação tributária, quando ela for votada e aprovada em sua integra no Senado e Câmara Federal. Por isso, especialistas da área fiscal e contábil estão sendo esclarecidos e/ou treinados para atuar de forma mais segura sem sofrer danos ou prejudicar clientes, além é claro de levarem as informações para a população.
Antes do inicio do evento foi servido aos participantes um delicioso coffee break.
Entre os profissionais que estão percorrendo a Bahia com a finalidade de esclarecer ao empresariado de uma forma geral, estavam A Drª Cinthia Freitas e Dr. Matheus Mendonça, ambos atuam como relações institucionais e governamentais da FIEB, e o reconhecido e renomado especialista brasileiro em Direito Tributário Dr. Daniel Castillo, conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Vale lembrar que O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) é um órgão colegiado do Ministério da Economia que julga recursos administrativos e decisões de primeira instância sobre a aplicação de leis tributárias: Recursos de ofício e voluntário, Recursos de natureza especial e casos relativos ao pagamento de impostos.
A apresentação foi feita por Jaciara Oliveira que atua na coordenação da pequena e média indústria da FIEB, já a abertura do seminário foi realizada por Paulo Cintra Presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivado do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE-BA), e também representante da FIEB em Alagoinhas, além de ocupar a direção da ACIA no setor de Indústria.
É importante lembrar que entre os assuntos tratados estão os aspectos gerais da reforma tributária; participação no Pib e arrecadação federal; tributação e receita liquida; deficiências do atual sistema tributário; falta de transparência; pós reforma; CBS e IBS; recolhimento pelo contribuinte; criação de imposto seletivo; fundo de compensação dos incentivos; finalidade do simples nacional; automação a serviço da simplificação; incentivos e limitações no simples nacional, além das vantagens e desvantagens da não cumulatividade.
Jaciara Oliveira que atua na região de Alagoinhas, declarou que o trabalho apresentado por eles vai além de um atendimento simples, pois atende empresas na parte de acesso ao crédito, compra de máquinas e equipamentos, meio ambiente, importação, exportação e associativismo.
Paulo Cintra frisou que, o grande número de indústrias instaladas na Bahia é de pequeno e médio porte, e que as grades indústrias aqui instaladas são poucas, mas se fazem representar pelo Pib e faturamento. Para ele estamos caminhando para um amadurecimento tributário.
Logo abaixo assista ao vídeo da abertura do seminário com as falas de Jaciara Oliveira e Paulo Cintra:
A reportagem da Rse Notícias entrevistou os três especialistas que nos responderam perguntas como:
O que o cidadão e/ou empresário pode esperar de positivo e negativo dessa reforma quais as maiores conquistas que o cidadão e o empresário conseguiram até agora com essa reforma; quais perdas teve o empresariado; como ele pode e deve se preparar para as mudanças que passarão a fazer parte do dia a dia do empresariado.
Ouça logo abaixo o áudio com a fala e respostas dadas pelos especialistas em tributos:
Após a finalização do seminário conversamos com Drª Cinthia Freitas, Dr. Matheus Mendonça e Dr. Daniel Castillo, que fizeram um resumo dos temas por eles abordados, como: o peso da carga tributária no Brasil; as principais alterações já feitas e as que estão previstas nos projetos de regulamentação dessa reforma; os cinco tributos incidentes sobre bens e serviços serão substituídos por um imposto de valor agregado; a substituição do PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS por outro imposto, a nova forma de pagamento dos tributos, cronograma de implantação da reforma tributária, as novidades do simples nacional, e o sistema tributário que será menos complexo.
Assista logo abaixo ao vídeo com o resumo da apresentação de cada um dos especialistas:
Ouvimos também dois contadores que estiveram na ACIA acompanhando de perto a palestra de tributaristas. Conversamos com Roberto Dantas e Rastelli, que falaram das principais dúvidas que foram esclarecidas e também da importância da realização do seminário.
Ouça logo abaixo o áudio com a entrevista desses contadores:
Podemos declarar que os especialistas que participaram desse seminário são comprometidos, atualizados e estão sempre acompanhando as mudanças nas leis tributárias do país.
Ótima matéria!
ótima palestra e bela transmissão, evento de grande importancia para todos nois contribuintes e empresários