Natural da cidade de Queimadas, interior da Bahia, localizada na região sinaleira, há cerca de 290 km de distância de Salvador. O professor, historiador, pesquisador, comunicador, repórter fotográfico e Jornalista, Agnildo Santos passou a ocupar uma das cadeiras da Academia de Cultura da Bahia. Sua posse se deu na última sexta-feira dia (20/12/2024) no Hotel Porto Bello em Ondina, na cidade de Salvador.
A esquerda o advogado, músico, poeta, compositor, desenhista arquitetônico e historiador, Sílvio Pereira da Silva, autor do romance literário conhecido do grande público O Cosmopolita e A menina que cantava para as flores (romance de suspense) recentemente lançada na feira literária internacional de Campina Grande na Paraíba, no centro Agnildo Santos e a direita o Presidente da ACB.
A programação contou com a bela apresentação do coral dos odontólogos da Bahia sob a regência do já consagrado maestro Alcides Lisboa, com canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros autores, o público presente vibrou e aplaudiu de pé. O coral que há 25 anos encanta pessoas por onde quer que passe, ele é composto por profissionais da área de odontologia, seus familiares e amigos, a coordenação fica a cargo do maestro acima mencionado.
Outra apresentação que prendeu a atenção de todos foi a da cantora Mariana Ornelas.
Ao todo 16 novos membros foram empossados.
Maribel Barreto
A solenidade também concedeu Diploma de Membro Honorário ao professor e historiador Durval Lemos Menezes, além da entrega do Troféu Acadêmico 2024 a 12 pessoas que se destacaram em várias áreas da educação e cultura da Bahia, uma das homenageadas foi a Embaixadora da Paz na ONU Maribel Barreto.
A artista plástica e poetisa Zezé Negrão fez exposição de arte, e o Dr. Joaci Góes ex-presidente da Academia de Letras da Bahia e atual Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia fez uma breve palestra sobre a vida e obra de Castro Alves.
Filho do ferroviário Agapito Bispo dos Santos (já falecido) e da doméstica Aurelina Barbosa dos Santos (Dona Lelé), ele tem se dedicado ao longo dos anos a produção de vídeos Culturais, cívicos e religiosos. Licenciado em História pela Uneb. Exerceu a função de pesquisador da FIGAM, na qual realizava pesquisas documentais em acervos nos estados da: Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro nas maiores instituições do país, como: Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco, Instituto Antropológico Geográfico e Histórico do Ceará; Arquivo Público do Estado de Goiás, Apeb na Bahia, Museu Histórico Nacional, Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IEB- Instituto de Estudos Brasileiro (USP-SP) e Biblioteca Mário de Andrade entre outras instituições de pesquisas.
por dez anos aula de história, metodologia da pesquisa e sociologia em diversas instituições públicas e privadas de ensino, além de cursos particulares preparatórios para concursos da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).
Atualmente ocupa as funções de assessor de imprensa da CASPAL - Casa do Poeta de Alagoinhas função essa que termina em (31/12) quando uma nova diretoria eleita assume a casa. Também é Diretor de comunicação da Associação de fotógrafos de Alagoinhas e região e presta também assessoria para escritores com produção de conteúdo para redes sociais, ele é também redator do portal de notícias rsenoticias e repórter fotográfico.
Considerada uma das Academias mais importantes ligadas à cultura e artes do Estado da Bahia, a ACB tem como membros professores, escritores, embaixadora da Paz da ONU, radialistas, jornalistas, músicos, poetas, empresários, oficial da Polícia Militar especialista em mediação de conflitos, professores universitários, médicos, artistas, pesquisadores, desembargadora e outras personalidades importantes do mundo artístico.
Fundada em 2004, a Academia de Cultura da Bahia tem como Presidente Benjamim Batista que é responsável pela fundação de Academias na Itália, França, Portugal, Argentina e Espanha. Já no Brasil foram fundadas por ele academias nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Bahia. No território baiano existem 120 academias, e dessas, cem foram criadas por ele, por isso não é atoa que ele foi indicado para o Guinness Worl World Records (Livro dos Recordes), como o homem que mais fundou academias no mundo. mo o homem que mais fundou academias no mundo.indicado para o Guinness Worl World Records (Livro dos Recordes), como o homem que mais fundou academias no mundo.