Agnildo Santos DRT/BA 0008947
Por que a comunidade indígena não tem o que comemorar em seu próprio dia!? Obviamente a resposta já é conhecida por boa parte da população brasileira e pela imprensa.
Com os altos índices de invasões, perseguições, desmatamento, ameaças, mortalidade, suicídios, discriminação, exploração irresponsável e criminosa, fatos esses registrados nos últimos anos e agravados no atual governo, não há mais dúvidas acerca do descaso das autoridades seja governo federal, estadual, legislativo, judiciário e policial.
De acordo com o IBGE, os costumes, tradições, cultura, línguas, antepassados são menosprezados; sem medidas que funcionem e atenda as suas necessidades mais básicas. Só lhes resta lamentar profundamente as investidas diárias em suas terras! As etnias indígenas têm diminuído a cada dia, o atendimento e tratamento médico chegam de maneira precária às aldeias, aliado a isso, o número de assassinatos cometido cresce de forma desordenada sem que nada seja de fato feito contra os criminosos.
Os dados do Censo 2010 mostram que no Brasil vivem 896.917 pessoas que se declaram como indígenas. Desse total de pessoas, 57,7% vivem em terras indígenas oficialmente reconhecidas. Entre esses povos estariam:
Macro-Jê - Boróro / Guató / Jê / Karajá / Krenák / Maxakali / Ofayé / Rikbaktsa / Yatê
Tupi - Arikém / Awetí / Jurúna / Mawé / Mondé / Mundurukú / Puroborá / Ramaráma/ Tuparí/ Tupi- Guarani, já quando se relaciona a língua falada, há cerca de 274 línguas indígenas no Brasil, sendo que 57,1% deles não falam a língua indígena, já 76,9% deles falam a Língua Portuguesa. Outra informação é que entre eles, apenas 53,7% que vivem em Terras Indígenas falam alguma língua de origem, entretanto esses percentuais se alteram, para 28,8% que não falam a Língua Portuguesa. A maior dessa população é alfabetizada o que corresponde a (76,6%). Inclusive os indígenas que vivem em Terras Indígenas são alfabetizados, em sua maioria (67,7%).
Não há como se sentirem protegidos e respeitados!.
FONTE:
https://indigenas.ibge.gov.br/
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20506-indigenas.html