A terceira festa literária internacional da Biblioteca de Paiaiá, ocorrida entre os dias 27 a 30 de julho de 2022, em Nova Soure (antiga Natuba) cidade localizada a cerca de 246 km da capital baiana, atraiu um grande publico.
Considerada a maior biblioteca do mundo instalada em zona rural, a mesma tem em seu acervo cerca de 130.000 (cento e trinta mil livros).
A organização da Flipaiá destacou que em 2022 as palestras, bate-papo virtual, apresentação de projetos e artísticas, tiveram um papel importante no aumento do numero de pessoas ao evento. O lançamento e venda de obras literárias, a roda de conversas, debates, apresentações circenses, minicursos, declamação de poesias, homenagens, desfile de fanfarra e toda a atividade cultural divulgada no período conseguiram chamar a atenção de todos os que por lá passaram.
A festa contou também com apoio e participação da Fundação Pedro Calmon, Casa do Poeta de Alagoinhas, Nabi Editora e Plataforma Digital, Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II, NTE 17, Biblioteca Municipal de Olindina Marechal Rondon, oficina de informática e circo Kadoshy, prefeitura e secretarias municipais da cidade.
No espaço Kiriri foi feita uma exposição e vendas de artesanato indígena, oficinas, contação de causos e lendas.
Pessoas de todas as idades estiveram presentes na comunidade, ora prestigiando, ora participando diretamente da festa!
A apresentação do coral de libras deixou todos surpresos com sua desenvoltura!
A cidade de Nova Soure (antiga Natuba) respirou cultura durante os quatro dias que durou a festa, e quem ganhou com isso, foram os escritores, professores, estudantes e o publico em geral!.
Ouça o áudio logo abaixo da entrevista com o Sr. Geraldo M. Prado.
Logo abaixo o desfile da Fanfarra Maria Ferreira
Em seguida a entrevista realizada com Arestides de Oliveira.
Abaixo temos a entrevista realizada com o indígena Crao X
A última entrevista realizada com o Presidente da FAFA - Federação de Associativismo Rural Agro Industrial e Ambiental do Estado da Bahia, José Elias Ribeiro.