Finalmente depois de 01 ano e oito meses sem Bispo, saiu hoje, terça-feira dia (27/09/2022) o nome do novo Bispo da Diocese de Alagoinhas, interior da Bahia. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco.
O último Bispo que estava à frente da Diocese foi Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, que acabou sendo transferido para Jequié, também interior da Bahia.
O Padre Francisco de Oliveira Vidal é seu nome. Nascido em 28 de abril de 1964, tem 58 anos, é natural da cidade de Rio Pomba (MG). O mesmo teria ingressado no Seminário Nossa Senhora do Rosário, na diocese de Caratinga, em 1980, lá cursara seminário menor. Seus estudos filosóficos foram realizados no seminário maior Nordeste Minas, na diocese de Teófilo Otoni (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Foi assessor da Pastoral Familiar Diocesana, de 1997 a 2000; auxiliando no processo de criação e coordenação da Escola Diaconal. Também foi coordenador diocesano de pastoral por três mandatos, de 2011 a 2019. É membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Na atualidade ele é Reitor do seminário diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, sendo formador na etapa da Configuração; Diretor do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, onde leciona as disciplinas de Teologia Moral; além disso, é docente da mesma disciplina na escola diaconal Dom Werner Franz Siebenbrock.
Seja bem vindo!!
As informações foram divulgadas na página da CNBB, na manhã dessa terça-feira.
FONTE:
https://www.cnbb.org.br/papa-francisco-nomeia-bispo-para-a-diocese-de-alagoinhas-ba-vacante-desde-janeiro-de-2021/.