Foi anunciada na manhã de hoje, dia (19/07) a programação completa da 7ª edição de uma das mais importantes festas literárias do Brasil. Em 2023ª a homenagem será prestada a escritora Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes Ialorixás do país, que ocupou a cadeira de nº 33 da ALB – Academia de Letras da Bahia.
Entre os eventos programados para acontecer estão: palestras, saraus, debates, recitais de poesia, apresentações musicais, oficinas, exposições, capacitações, gastronomia, espetáculos teatrais, programação infantil e lançamentos de livros.
E como sempre acontece, vários espaços estarão abertos para receber o público, com inúmeras atividades culturais acontecendo ao mesmo tempo em locais diferentes.
A abertura oficial será na quarta-feira dia (09/08) as 19:00h no Largo do Pelourinho – Coreto Flipelô, com a apresentação musical de Danilo Caymmi e Orquetra Afrosinfônica. A festa vai até o dia 13 de agosto. O acesso é livre em todos os espaços.
Entre os convidados estão:
ADRIENNE KÁTIA SAVAZONI MORELATO. Poeta, escritora e ensaísta.
ALEJANDRA MUÑOZ. Uruguaia, Mestre em Desenho Urbano e Doutora em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal.
ANE KETHLEEN PATAXÓ. Jovem liderança da aldeia Tibá, TI Comexatiba, do povo Pataxó.
MIA COUTO. Nasceu na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia.
NANKUPÉ TUPINAMBÁ FULKAXÓ é indígena do povo Tupinambá e também Fulkaxó. Liderança da aldeia indígena Tekoá Tupinambá em Massarandupió, Entre Rios/BA. Jornalista, Escritor, Poeta e ativista.
Já entre os escritores selecionados, para lançarem suas obras como autor independente está o escritor Silvio Pereira da Silva, autor da obra O Cosmopolita, lançado também na 26ª edição da Bienal Internacional do Livro em São Paulo. O autor é músico, poeta e advogado, e vice-presidente da CASPAL – Casa do poeta de Alagoinhas entidade sem fins lucrativos, que reúne compositores, músicos, professores, escritores, cordelistas, poetas, radialistas, jornalistas, advogados e amantes da boa leitura. Seu lançamento será no sábado dia (12/08) as 09:00h na Vila Literária, no Largo Tereza Batista.
Sua obra esteve na lista dos mais vendidos da plataforma Amazon no sexto dia, da 26ª edição da Bienal em São Paulo. A obra foi lançada também na 6ª edição da Festa Literária Internacional na Academia Barreirense de Letras em Barreiras no Oeste baiano.
Silvio Pereira ainda em 2023 lançará a obra A Garota que Cantava para as flores, que já está na editora para os ajustes finais e lançamento.
Para acessar a programação completa, basta acessar: https://flipelo.com.br/programacao/