São José do Paiaia, pequena comunidade situada na cidade de Nova Soure, que fica a cerca de 265 km de distancia da capital baiana sedia, a considerada maior biblioteca rural do mundo, instalada em zona rural, a mesma tem em seu acervo de 130.000 (cento e trinta mil livros).
Terminou da última sexta-feira dia (28/07/2023) a 4ª edição de uma das mais importantes festas literária da região do Litoral Norte e Agreste Baiano, cujo tema escolhido foi: “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA”.
Em 2022 o número de visitantes e participantes chegou a cinco mil pessoas, já em 2023 o publico presente chegou a quase o dobro, com nove mil pessoas. A meta não foi apenas atingida e sim superada!
A participação de estudantes de varias cidades e regiões da Bahia, apresentação de fanfarras, declamação de poemas, lançamento de obras inéditas, desfile de escolas, exposições, contação de histórias, exibição de documentários, apresentação circense, dança, música, teatro, palestras, oficinas, mesa redonda, discussão de temas variados, bate-papo, samba de roda, atraiu crianças, jovens e pessoas de todas as idades.
Nessa edição da festa houve atividades como agricultura familiar através da qual foram comercializados produtos produzidos na região e uma apresentação da quadrilha junina Malu forrozeira.
A festa não parou por ai, pois contou também com a presença do Presidente da fundação Pedro Calmon, professores da Unicamp, UFRJ, UEFS, UNEB, secretárias municipais de varias cidades, como: Tucano, Ribeira do Pombal, Olindina, Cipó, Inhambupe, Nova Soure, Itapicuru e Nova Soure, dos deputados estadual Alex da Piatã e federal Waldenor Pereira, Bispo Diocesano de Jequié Dom Paulo Romeu, e do idealizador da biblioteca Geraldo Prado tudo isso contribuiu para o sucesso da 4ª edição da FLIPAIAIA.